Deli Garage na FLIP: a padaria móvel da Fernanda Valdívia
Certas coisas não conseguem ser ditas por meio só de palavras. Imagens e sons ajudam as ideias a se expressarem melhor. Por exemplo, este vídeo sobre o conceito de padaria móvel.
Vídeo que a própria chef Fernanda Valdívia editou, com as imagens bonitas e sensíveis, captadas pelo fotógrafo Francio de Holanda, da Galeria F.28, durante a última FLIP.
Nunca houve um Café da Flip como esse da Deli Garage. O vídeo mostra porque. Desde o desmonte de uma parte da cozinha de produção, no sítio Vila Primavera, em São Roque, passando pela viagem na estrada e montagem da padaria móvel em Paraty, até o prazer dos clientes, comendo no ambiente de alto astral que foi a FLIP deste ano.
Uma FLIP menor, mais intimista (se isso é possível em um evento de massa) porém com a mesma riqueza de conteúdo literário e de vida – desnecessário dizer, perdão – distribuído com fartura em múltiplos locais da cidade, além dos palcos principais ao lado da praia.
Mas bom mesmo foi ter um “Café da Flip” de verdade, de qualidade. Isso era a voz corrente. Deli Garage, a padaria móvel da Fernanda Valdívia, foi um sucesso, a alegria do público a qualquer hora, o dia inteiro. Fora as filas inevitáveis, diante da enorme procura do público.
Só mesmo a Fevald, como é chamada carinhosamente a chef pelos amigos, poderia ter a idéia (a coragem e a capacidade) de trazer de caminhão e montar uma padaria em um local festivo e concorrido como a FLIP.
Padaria para ninguém botar defeito, com direito a forno da marca portugesa Ramalhos, a Ferrari da categoria, patrocinadora e parceira da Deli Garage, junto da Wessel, Café Orfeu, vinhos da Épice, Ferneto e Farinha Bagatela.
Fernanda é cozinheira, confeiteira e padeira. Formou-se em 2005 pelo Senac Águas de São Pedro. Cozinheira, porque trabalhou quatro anos com o chef Laurent Suaudeau, seu grande mestre. Confeiteira, porque trabalhou um ano com Paco Torreblanca na Espanha, o número um do mundo. Padeira, porque criou e montou a Padoca do Maní, a melhor padaria de 2015 pela Veja SP.
Só mesmo uma padaria poderia oferecer café-da-manhã, lanche, almoço, merenda da tarde, chá das cinco, happy hour e jantar, desde manhãzinha até de noite. Então, a Fernanda pensou: porque não criar uma padaria móvel e fazer tudo fresquinho na hora? Um conceito pioneiro, inédito. Criação e realização da Fernandinha.
Deli Garage é uma delicatessen artesanal por encomenda. A qualquer hora, em qualquer lugar. Tudo feito à mão. É só você se planejar e falar com a Fernanda com antecedência.