Seria possível convencer cinco pessoas do reencontro com um amigo do passado, usando apenas informações livres, disponíveis online?

Uma experiência sobre a falta de privacidade

Sabe aquela situação em que alguém se dirige a você pelo nome em um evento e você não sabe quem é? Cita detalhes da sua vida e pessoas que você conhece, mas você não lembra de nada?

A agência de inovação Abundance realizou uma experiência interessante e engraçada no último The Drum Live, evento anual da revista e site The Drum –  “Modern media and marketing“.

Contratou um ator e alimentou-o com informações recolhidas na internet e mídias sociais sobre alguns dos participantes. Munidos de detalhes da vida de cada um e revestido de gravador e câmera ocultos, o ator se dirigiu a essas pessoas individualmente, uma por uma, como se conhecidos fossem de outras datas e lugares.

O resultado é esse vídeo a seguir, que mostra o quanto somos vulneráveis nos dias de hoje, tal a quantidade de rastros que deixamos na esfera digital. O vazamento de fotografias das celebridades é apenas a ponta do iceberg. São as nossas vidas que vazam por todos os poros da internet, muitas vezes sem nos darmos conta do quanto revelamos para quem se der ao trabalho de nos investigar.

Sem comentários

Comente

Planejador de marca e comunicação. Fundador da agência NBS e do Grupo de Planejamento de São Paulo. Ex- Presidente e atual consultor do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental. Saiba mais
  • Boletim do Jura