Um quarto de empregada tipo canivete suíço

Não é sacanagem. Pelo contrário, dois arquitetos franceses transformaram um quarto de empregada de 8 metros quadrados em um espaço, exagerando,  habitável comme il fault, if you pardon my French.

Gaylor Lasa Zingui e Morgane Guimbault dirigem o Studio Kitoko de arquitetura, que significa “beleza” em lingala, dialeto do Congo. Foram procurados por um casal cliente para adaptar um quarto de empregada em Paris afim de receber uma estudante “au pair“, isto é, que se hospedaria em troca de serviços domésticos, parte do tempo.

Em suas próprias palavras ao Blog La Une, não era uma missão fácil.

“Nossos clientes nos confiaram a delicada missão de arranjar um quarto de empregada com 8 metros quadrados de área. Apesar dessa área pequena, o espaço deveria ser funcional para nele se poder dormir e, ainda por cima, cozinhar, comer, se lavar, trabalhar e acomodar o máximo possível de elementos. O espaço deveria garantir a autonomia de vida da futura ocupante.”

A inspiração assumida foi do canivete suiço, inventado no século XIX e ainda hoje o suprasumo da versatilidade com múltiplas funções embutidas. A ideia central é a de um grande armário embutido, onde, por deslizamento e rebatimento, juntam-se os elementos essenciais: uma cama, um guarda-roupa, uma escada, uma estante, uma mesa com cadeiras, um banheiro, uma bancada de cozinha e um pia acoplada.

Confesso que eu teria dificuldade hoje. Mas aos 20 anos, indo estudar em Paris, morar assim em troca de algumas tarefas domésticas de limpeza e faxina até que não seria uma má ideia. Acho que daria para ficar até terminar a faculdade. Se não, veja o vídeo:


 

Fontes: Studio KitokoBlog La Une, The San Francisco Globe, Citizen Post.

Fotos: Fabienne Delafray

Sem comentários

Comente

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Planejador de marca e comunicação. Fundador da agência NBS. Vice-Presidente do Grupo de Planejamento. Presidente do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental. Fotógrafo amador, blogueiro e pescador idem. Saiba mais
  • Últimas do Instagram