Toda criação é derivativa

Esse é o título de uma animação de Nina Paley dentro do projeto Minute Memes, cujo objetivo era debater o direito autoral e a liberdade artística, financiado pela Andy Warhol Foundation for the Visual Arts.

albenza where to buy

Eu escrevi “era” acima porque o projeto Minute Memes nasceu em 2008 e foi descontinuado no ano seguinte, por falta de novos patrocinadores interessados em questionar tema tão delicado e polêmico.creativework

Cartunista e animadora renomada, Nina Paley produziu quatro curta-metragens no âmbito do projeto, que podem ser vistos no site QuestionCopyright.com. Tiveram a pretensão de se tornarem memes replicáveis online e obtiveram relativo sucesso.

Um deles é este, All Creative Work Is Derivative, que mostro acima, sugerindo que toda arte se inspira em arte anterior, aproveitada e transformada pelos processos internos de cada criador e pelas influências da sua época. Foi fotografado no Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque, pela própria Nina Pale.

Me faz lembrar uma frase de efeito que ouvi (e usei) nos anos em que aprendi planejamento de marca e comunicação na J. Walter Thompson, a “universidade da propaganda”, como disse um dia David Ogilvy.

“A boa propaganda é quase sempre uma forma nova de contar as mesmas boas ideias e histórias de sempre.”

Nina está no Facebook e trabalha atualmente em uma nova animação de longa-metragem sobre o velho testamento, Seder-Masochism. Aliásacaba de finalizar um novo trecho do filme, intitulado Exodus 19-40: Tabernaculous.

A melhor parte dessa nova animação é a escolha da trilha sonora, a música The Things We Do For Love (1976) da banda britânica 10cc: “O que não fazemos por amor”. Assista:

É também a autora de uma animação que viralizou e bombou na internet em 2012, intitulada This Land Is Mine, onde se veem as matanças e os absurdos recíprocos do confronto entre judeus e palestinos no Oriente Médio. Se não viu ainda, veja-o agora.

 

Ela criou, ilustrou e dirigiu Sita Sings the Blues, um longa-metragem animado que, coerentemente, distribui de graça, aceitando doações voluntárias.

Mantém o Blog da Nina Parley, onde exibe seus trabalhos e defende suas causas.

 

JesusLoop

 

Sem comentários

Comente

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Planejador de marca e comunicação. Fundador da agência NBS. Vice-Presidente do Grupo de Planejamento. Presidente do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental. Fotógrafo amador, blogueiro e pescador idem. Saiba mais
  • Últimas do Instagram