Os times bem de saúde no futebol mundial

Claro que não tem nenhum brasileiro entre os times com melhor saúde no mundo. Nem como valor patrimonial, nem com as maiores receitas no período 2013-2014.

Em ambos os critérios, predominam os europeus: ingleses, espanhóis, alemães e italianos. Ainda tem um francês, o Paris Saint-Germain, e um turco, o Galatasaray Istambul! Mas nenhum sulamericano.

O super-campeão, tanto em receitas quanto em valor, é o Real Madrid. Mas quem se sobressai mesmo na foto é a Premier League da Inglaterra, com 5 das 10 equipes de maiores receitas – Manchester United, Manchester City, Chelsea, Arsenal e Liverpool  – e mais o Tottenham HotSpur, totalizando 6 das 20 equipes de maior patrimônio.

Nenhuma equipe sulamericana faz parte do ról das agremiações futebolísticas mais saudáveis do mundo. No entanto, os jogadores das seleções do Brasil, Argentina e Uruguai estão entres os mais valiosos da última Copa do Mundo FIFA, aquela dos 7 a 1.

Não é de hoje que grassa em nosso continente o câncer da cartolagem que se locupleta nas confederações e federações, enquanto os clubes vivem à mingua.

Esse é o quadro brasileiro: uma CBF forte e rica, aliada aos interesses da Globo e dos patrocinadores e apoiada por Federações estaduais igualmente ricas e interesseiras.

E um bando de times falidos.
 
Statistic: European soccer teams/clubs ranked by team value in 2014 (in million U.S. dollars) | Statista

 

Infographic: The World Cup's Most Valuable Teams  | Statista
You will find more statistics at Statista

Sem comentários

Comente

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Planejador de marca e comunicação. Fundador da agência NBS. Vice-Presidente do Grupo de Planejamento. Presidente do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental. Fotógrafo amador, blogueiro e pescador idem. Saiba mais
  • Últimas do Instagram