Claro que não tem nenhum brasileiro entre os times com melhor saúde no mundo. Nem como valor patrimonial, nem com as maiores receitas no período 2013-2014.
Em ambos os critérios, predominam os europeus: ingleses, espanhóis, alemães e italianos. Ainda tem um francês, o Paris Saint-Germain, e um turco, o Galatasaray Istambul! Mas nenhum sulamericano.
O super-campeão, tanto em receitas quanto em valor, é o Real Madrid. Mas quem se sobressai mesmo na foto é a Premier League da Inglaterra, com 5 das 10 equipes de maiores receitas – Manchester United, Manchester City, Chelsea, Arsenal e Liverpool – e mais o Tottenham HotSpur, totalizando 6 das 20 equipes de maior patrimônio.
Nenhuma equipe sulamericana faz parte do ról das agremiações futebolísticas mais saudáveis do mundo. No entanto, os jogadores das seleções do Brasil, Argentina e Uruguai estão entres os mais valiosos da última Copa do Mundo FIFA, aquela dos 7 a 1.
Não é de hoje que grassa em nosso continente o câncer da cartolagem que se locupleta nas confederações e federações, enquanto os clubes vivem à mingua.
Esse é o quadro brasileiro: uma CBF forte e rica, aliada aos interesses da Globo e dos patrocinadores e apoiada por Federações estaduais igualmente ricas e interesseiras.
You will find more statistics at Statista
Sem comentários