O melhor comercial de cerveja de todos os tempos

O “Surfer” da Guinness, criado por Walter Campbell e Tom Carty,  e dirigido por Jonathan Glazer em 1999, é o melhor anúncio de cerveja que conheço.

Sou suspeito, porque considero a propaganda do Reino Unido, historicamente, a melhor do mundo. “Surfer“, veiculado em 1999, ganhou os principais prêmios do ano: Clio Awards, D&AD Awards e Cannes Lions.

Em 2002, os britânicos o escolheram como o melhor comercial de todos os tempos, em uma enquete do Channel 4The Sunday Times. Em 2009, o jornal The Independent confirmou essa preferência.

Walter Crane HorsesInspirado na tela “Os Cavalos de Netuno” (1893) do ilustrador e designer gráfico Walter Crane, o “Surfista” da Guinness foi filmado no Havaí. Fez parte da campanha  ‘Good Things Come to Those Who Wait‘  –  “Boas coisas acontecem a quem espera”.

A metáfora associa a espera dos surfistas pela grande onda com a expectativa de uma caneca perfeita de Guinness. No filme, só um surfista do grupo de amigos consegue cavalgar a onda e emergir ileso, para coroar o feito com o prazer tão esperado de uma Guinness.

A fala, pontuada ao final por pausas na música e no movimento das imagens, faz referência a Ahab, personagem de “Moby Dick”, de Herman Melville. Segue o ritmo techno-punk de Phat Planet da banda Leftfield. Revela influências literárias de “O Conto do Velho Marinheiro”, do poeta inglês Samuel Taylor Coleridge. A última frase foi inspirada em “Retrato de Um Artista Quando Jovem” de James Joyce (leia: “Literary references to the Guinness Surfer commercial“).

He waits
That what he does
And I’ll tell you what
Tick followed tock followed tick followed tock followed tick
Ahab said: “I don’t care who you are, here’s to your dream”
The old sailors return to the bar 
Here’s to you, Ahab
And the fat drummer hit the beat with all his heart
Here’s to waiting…

Ele espera
É isso que ele faz
E te digo mais
Tic seguiu toc seguiu tic seguiu toc seguiu tic
Dizia Ahab: “Não me importa quem você é, segue teu sonho”
Os velhos marinheiros voltaram ao bar
Salve, Ahab
E o baterista gordo pôs todo o seu coração na batida
Salve a espera…

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Planejador de marca e comunicação. Fundador da agência NBS. Vice-Presidente do Grupo de Planejamento. Presidente do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental. Fotógrafo amador, blogueiro e pescador idem. Saiba mais
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