Saio nesta 2ª feira para Manaus e São Gabriel da Cachoeira no Amazonas, de onde acompanharei a expedição de etnomapeamento do Pico da Neblina com o ISA, o ICMBio, a FUNAI, o MPF/AM, o Exército e os Yanomami.

O etnomapeamento realizado por essa expedição multidisciplinar irá compor o  Plano de Visitação ao Pico da Neblina, que os Yanomami estão elaborando  para levar pessoas a  conhecer um pouco da sua cultura e o lugar precioso em que habitam.
É o primeiro projeto de ecoturismo sustentável com base comunitária, em que a gestão é dos próprios indígenas, a remuneração é daqueles que fizerem parte da prestação efetiva de serviço aos turistas e o lucro do empreendimento é destinado a beneficiar toda a comunidade.
Fico feliz em confirmar que o Presidente do Grupo de Planejamento, Ken Fujioka da agência LDC, incluiu o Projeto Yaripo (Pico da Neblina em idioma Yanomami) no programa #Planning4Good da nossa associação de classe.
Preparei o brief abaixo para explicar aos planejadores do GP a natureza do Projeto Yaripo e o tamanho do investimento necessário (totalmente palatável) para ajudar na preparação da comunidade indígena local, representada pela Associação Yanomami do Rio Cauaburis e Afluentes – AYRCA. E para enfatizar que se trata de uma oportunidade única de associação de marcas inovadoras e pioneiras a quatro símbolos mundialmente emblemáticos, em tempos de mudanças climáticas: a Amazônia; o povo Yanomami, a maior população indígena que ainda vive na floresta; o Pico da Neblina, ainda virgem; e a Economia Sustentável que o mundo admira.
Compartilho a seguir o brief de 10 slides com o qual ambiciono sensibilizar os heads de planejamento, que tão bem conhecem os clientes da sua agência, para apontar as marcas que tenham um “match” perfeito com esse projeto.

Foto de capa de Edson Sato.