Na Índia a Vodafone dá uma sombrinha e ensina técnicas de autodefesa para mulheres que usam o M-Pesa, serviço de remessa de dinheiro e microcrédito.
São mulheres que vivem sózinhas na zona rural.
Lá, como em muitos países dos Brics, o marido se muda para a cidade grande em busca de emprego e envia regularmente ajuda financeira para a esposa.
Pesquisa revelou que a maior preocupação do homem absenteísta é a segurança da esposa.
A Ogilvy de Bombaim criou então a campanha ‘Self-Defense Umbrella’, que foi filmada sem que as mulheres soubessem que íam ganhar a sombrinha.
Foram surpreendidas na hora de buscar o dinheiro no escritório da Vodafone. Um cuidado inesperado da operadora, que agradou homens e mulheres. Simbólico, pois ninguém espera que a sombrinha vá ser usada na vida real. E útil, pois a Índia é muito quente e ensolarada.
Mas, aqui à distância, me parece mais uma ação de marketing forçada do que uma ajuda efetiva para defender as mulheres de ataques de meliante. Como se pode aconselhar a uma mulher sem treinamento a reagir a um assalto, armada com uma sombrinha?
Fontes: DesignTaxi, Little Black Book, Vodafone India
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