A minha preocupação sempre foi escrever História a partir de uma perspectiva humana, nunca esquecendo o chamado cidadão comum.

Leitura em tempos de crise: “A Segunda Guerra Mundial”

A Segunda Guerra Mundial: os 2.174 dias que mudaram o mundo” de Sir Martin Gilbert está me tirando o sono. Só paro de ler forçado.

IIWWFalecido no ínicio de 2015, Sir Martin Gilbert foi um historiador inglês sionista, biógrafo do primeiro-ministro britânico Winston Churchill e membro da comissão de inquérito sobre a guerra no Iraque. Produziu dezenas de livros sobre as duas guerras mundiais, o holocausto, o judaísmo e a história de Israel.

Independentemente de suas posições ideológicas, pró-aliados, foi um escritor vigoroso. The New York Times se refere ao livro “A Segunda Guerra Mundial” como ‘magistral’.

A verdade é que estou adorando o storytelling, acompanhando dia a dia os acontecimentos, conhecendo fatos novos e tirando lições. Já ouvira falar da estratégia de guerra relâmpago e do poderio da máquina de guerra alemã.

Mas seguir passo a passo a conquista de seis países pelos nazistas na Europa, em nove meses, é aterrador: Polônia, Noruega, Dinamarca, Holanda, Bélgica e França, caíram um atrás do outro.

A essa altura Alemanha e URSS têm um pacto de não agressão. Os Estados Unidos ainda não entraram na guerra, nem o Japão. Mas daí para a frente, até a vitória aliada em 1945, muita coisa mudará. Não vejo a hora de continuar a leitura.Adolf Hitler 1939.

Infelizmente a maioria das editoras brasileiras ainda produz e-books de qualidade regular. São verdadeiros pdfs transcritos para o formato de livro eletrônico, displicentemente.

O ‘editor’ se atrapalha com nomes estrangeiros e emenda neles as palavras vizinhas do texto traduzido em português (repare no trecho reproduzido abaixo). Mas ainda assim dá pra ler com prazer.

Comprei a versão Kindle na Amazon. Segue um trecho da história contada por Sir Martin Gilbert, no início da II Grande Guerra.


 

Polonia


(continua no livro)

 

Sem comentários

Comente

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Planejador de marca e comunicação. Fundador da agência NBS. Vice-Presidente do Grupo de Planejamento. Presidente do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental. Fotógrafo amador, blogueiro e pescador idem. Saiba mais
  • Últimas do Instagram