E se os smartphones sumissem de repente

O que a gente não faz com as mãos, os olhos, o corpo por causa dos smartphones e tablets? O fotógrafo americano Eric Pickersgill retratou cenas da vida atual, apagando a presença dos aparelhos.

Phyllis_PhotographingEric tem 29 anos, dirige The Gallery e o irreverente Mall Pretzel. Foi professor de Ciências da Terra e do Ambiente na Garinger High School, em Charlotte, Carolina do Norte, onde hoje também é  Diretor de Engajamento da Comunidade, no centro cultural local, The Light Factory.

A coleção fotográfica Removed” – “Removido”  – chama a atenção para as poses que assumimos com os novos hábitos, empunhando os aparelhos da chamada mobilidade.

Ele escreveu, na abertura da sua exposição:

A adesão das pessoas aos aparelhos tem sido rápida e incessante. O emprego do aparelho pessoal na vida cotidiana diminuiu o tempo gasto nas tarefas. Lugares e pessoas distantes parece mais próximos do que antes. Apesar dos óbvios benefícios que esses avanços tecnológicos trouxeram para sociedade, as implicações físicas e sociais estão se revelando aos poucos. De maneiras semelhantes àquelas pelas quais a fotografia transformou a experiência vivida em experiência fotografável, performável e reproduzível, os aparelhos pessoais estão mudando comportamentos, fundindo-se simultaneamente ao cenário e tomando forma como extensão do corpo. Esse membro fantasma é usado para passar aos estranhos o sinal de “ocupado” e “inatingível”, ao mesmo tempo que existe como uma força aditiva que promove a divisão da atenção entre os que estão fisicamente com você e os que não estão.

Eric conta mais no site da coleção Removed” – “Removido. A foto acima, ele intitulou: “Eric and Angie before they turn the light out“. A seguir, mas algumas de que gosto muito. Clique para vê-las ampliadas.

Eric2_1800 Eric3_1800 Eric4_1800 Eric5_1800 Eric6_1800 Eric7_1800 Eric8_1800 Eric91_1800

 

 

 

Sem comentários

Comente

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Planejador de marca e comunicação. Fundador da agência NBS. Vice-Presidente do Grupo de Planejamento. Presidente do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental. Fotógrafo amador, blogueiro e pescador idem. Saiba mais
  • Últimas do Instagram