Salón Erótico de Barcelona 2016

Rola neste fim de semana o Salão Erótico de Barcelona, patrocinado pelo site Apricot de “chicas de compañía” ou garotas de programa, cujo slogan é: “Follamos En La Primera Cita“, isto é, trepamos no primeiro encontro. Você viu o comercial “Pátria” que viralizou?

saloneorticoSe não viu, veja-o agora, legendado em português. Desde que foi publicado no final de setembro, provocou um choque nas mídias sociais do mundo inteiro, não só na Espanha. Somou mais de 3 milhões de views em poucos dias e segue crescendo. É estrelado por Amarna Miller, uma das principais atrizes de filme pornô na Europa.

Do Salão Erótico e sua programação o comercial pouco revela. Feito para capturar a atenção e impactar as pessoas (para o bem ou para o mal), o filme enfoca a relação hipócrita que existe há milênios da sociedade com a prostituição: sempre tolerada e praticada nos bastidores, mas também sempre marginalizada e relegada a uma espécie de submundo .

Os dramas dessa relação não são exclusivos da nação espanhola e existem em todas as sociedades humanas. Cinicamente chamada de “a profissão mais antiga da terra”, a prostituição é obrigada a viver numa semi-clandestinidade que a torna campo de cultura para a proliferação dos proxenetas, traficantes, mafiosos, policiais corruptos etc.

O insight de planejamento me parece claro e propositalmente polêmico. Centrado na hipocrisia e na duplicidade moral, o propósito do filme não é informar nada do evento além da sua ocorrência entre 6 e 9 de outubro em determinado local. Aponta as contradições da sociedade, permissiva e, ao mesmo tempo, intolerante com a prostituição. E leniente com muitos dos seus próprios pecados. Quer saber mais do evento? Vá ao site saloneroticodebarcelona.com.

Imagine escrever o brief apontando as faces da hipocrisia para a criação roteirizar. O comercial foi criado e produzido pela agência catalã Vinema, que se define como uma Agencia Creativa + Productora: nos encargamos de todo, desde la idea inicial, pasando por la producción del spot, hasta la estrategia de lanzamiento. 

O filme é controverso e foi mal recebido pelo blog de esquerda, “feminista e anticapitalista”, La Voz Del Mañana. Bateu duro no filme com a manchete: La Hipocresía Hace Un Vídeo. Considera a prostituição uma forma de escravização da mulher e portanto é radicalmente contra a sua legalização na Espanha, o  que já ocorre em outros países como a Alemanha e a Holanda.

shutterstock_92049071

 

Sem comentários

Comente

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Planejador de marca e comunicação. Fundador da agência NBS. Vice-Presidente do Grupo de Planejamento. Presidente do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental. Fotógrafo amador, blogueiro e pescador idem. Saiba mais
  • Últimas do Instagram