O reencontro de Raoni e Sting em São Paulo

No mês passado, o Instituto Socioambiental (ISA) promoveu um grande reencontro em São Paulo: Raoni Metuktire, líder Kayapó, se reuniu com o cantor inglês Sting e sua mulher Trudie Style.

Amigos há três décadas, reafirmaram a sua luta e o seu compromisso com a defesa dos direitos indígenas e a proteção das florestas no Brasil. No encontro foi feito um alerta sobre o retrocesso imposto pelo Congresso e o Governo Federal, e os riscos aos direitos indígenas e à preservação ambiental. Não poderia haver momento mais oportuno.

Na mesma semana, um grave conflito no Maranhão deixou mais de duas dezenas de feridos em uma comunidade indígena Gamela, alguns em estado grave, agredidos por fazendeiros. No dia seguinte, a CPI da Funai e do Incra, dominada pelos representantes do agronegócio, divulgou relatório inconstitucional  atacando a demarcação de terras e os direitos constitucionais dos povos indígenas e quilombolas.

Em paralelo, o Presidente da Funai foi exonerado e saiu disparando contra o que ele chamou a hegemonia ruralista na Funai (leia post anterior: “Ditadura na Funai”). No mesmo dia, o Brasil foi cobrado pela ONU, em Genebra, na Suíça, por fracassar no respeito aos direitos humanos e, em particular, na política de proteção aos índios.

Veja a reportagem do Fantástico no GloboPlay sobre Raoni e Sting.

O vídeo do Instituto Socioambiental, feito “em casa”, sintetiza o encontro em São Paulo. A produção e reportagem são de Bruno Weis, coordenador de comunicação do ISA; a edição é da Carol Quintanilha e a pesquisa de imagem de Cláudio Tavares. A trilha sonora traz (1) “Baridjumoko” do disco Txai, de Milton Nascimento; e (2) Fragile, do Sting.

 

 

Sem comentários

Comente

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Planejador de marca e comunicação. Fundador da agência NBS. Vice-Presidente do Grupo de Planejamento. Presidente do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental. Fotógrafo amador, blogueiro e pescador idem. Saiba mais
  • Últimas do Instagram