A realidade aumentada chegou aos carros

Em breve o comando de voz será a principal interface de controle de aparelhos, assim como a tecnologia de augmented reality vai se tornar tão difundida quanto o GPS.

MINI-Augmented-Vision2No Salão do Automóvel de Xangai, em abril último,  Mini se tornou a primeira marca de automóvel a propor a adoção de uma espécie de sexto sentido digital, pelo qual o motorista poderá visualizar informações relevantes diante de si, que aumentarão a segurança e a conveniência, mas não distrairão os seus olhos do caminho.

Os óculos Mini Augmented Vision projetam várias funções no campo de visão do motorista. Podem ser usados dirigindo ou não, dentro ou fora do carro.

MINI-Augmented-Vision

Uma das funções, por exemplo, é a “visão de raio X”, tipo Superman,  que permite ver através das portas translúcidas do carro, ajudando a evitar acidentes e tornando mais fácil e mais rápido estacionar.

A “realidade aumentada” é uma fusão dos mundos real e digital por meio de uma camada gráfica informativa, translúcida, sobreposta ao ambiente circundante, visto através de lentes ou telas.

Por mais que se tente explicar com palavras, é difícil visualizar sem ver a experiência ao vivo e a cores, mesmo que seja em imagens.

O coletivo parisiense de design, Ill-Studio, criou para o Mini uma espécie de tutorial em vídeo intitulado Another Reality, para tentar explicar o que é, racionalmente, ‘realidade aumentada’. Usa uma linguagem tecnoretrô curiosa, divertida.

A narração é legendada em vários idiomas, mas é preciso selecionar a legenda em português na função subtitles no Settings, o que só será possível indo ver o vídeo no próprio YouTube (clique em watch it on YouTube). Em todo o caso, para quem quiser ler, publico abaixo o áudio traduzido para o português.

where to buy oxytrol Uma outra realidade (direção Ill Studio)

É verdade que provavelmente todos concordamos que vivemos em um mundo real, mas existe algo a mais na realidade do que aquilo que o olho humano pode ver? Existe, talvez, mais de uma realidade? De fato, o que é realidade?

De forma simplificada, realidade é uma série de percepções que confirmamos coletivamente como sendo verdade. Por exemplo, sinto como se estivesse aqui em pé, parado, mas na verdade, estou girando ao redor do sol a 108 mil quilómetros por hora. Nossa sociedade chama essa coleção de experiências distintas de “realidade”.

Então, o que é realidade aumentada? Não se trata de distorcer os elemntos que reconhecemos como reais nem alterar aquilo que seus olhos podem ver ou aumentar o tamanho das coisas ao seu redor.

Realidade aumentada é uma camada digital sobreposta ao nosso ambiente direto, a simbiose perfeita entre o virtual e o analógico. Agora conseguimos perceber mais do que os olhos podem ver. Esta imagem, por exemplo, através do espectro da realidade aumentada, pode revelar algo completamente novo e inesperado.

Realidade aumentada é a fusão do real com o digital. As possibilidades são infinitas. Permite a você mergulhar neste mundo novo, um mundo que você criou, baseado em suas necessidades, interesses e fantasias pessoais. Uma experiência útil e cativante com resultados inifinitos.

A realidade agora é mais do que costumava ser. O que antes era surreal agora é tecnologia. Então abra a sua mente para o potencial infinito de nossas imaginações coletivas.

Bem-vindo ao mundo novo da realidade aumentada.

Outro exemplo curioso de aplicação da tecnologia de realidade aumentada em automóveis, porém mais primário, é o aplicativo iOnRoad, que ajuda aos motoristas a dirigir (disponível para iPhone e Android). Veja o demo abaixo:


Fontes & Photos: Nowness, BMWblog, AutoExpress UKMiniIll-Studio iOnRoad

Sem comentários

Comente

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Planejador de marca e comunicação. Fundador da agência NBS. Vice-Presidente do Grupo de Planejamento. Presidente do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental. Fotógrafo amador, blogueiro e pescador idem. Saiba mais
  • Últimas do Instagram