A realidade aumentada chegou aos carros

Em breve o comando de voz será a principal interface de controle de aparelhos, assim como a tecnologia de augmented reality vai se tornar tão difundida quanto o GPS.

MINI-Augmented-Vision2No Salão do Automóvel de Xangai, em abril último,  Mini se tornou a primeira marca de automóvel a propor a adoção de uma espécie de sexto sentido digital, pelo qual o motorista poderá visualizar informações relevantes diante de si, que aumentarão a segurança e a conveniência, mas não distrairão os seus olhos do caminho.

Os óculos http://wearecanaries.com/bookshelf/ cheap lasik surgery in dubai Mini Augmented Vision projetam várias funções no campo de visão do motorista. Podem ser usados dirigindo ou não, dentro ou fora do carro.

MINI-Augmented-Vision

Uma das funções, por exemplo, é a “visão de raio X”, tipo Superman,  que permite ver através das portas translúcidas do carro, ajudando a evitar acidentes e tornando mais fácil e mais rápido estacionar.

A “realidade aumentada” é uma fusão dos mundos real e digital por meio de uma camada gráfica informativa, translúcida, sobreposta ao ambiente circundante, visto através de lentes ou telas.

Por mais que se tente explicar com palavras, é difícil visualizar sem ver a experiência ao vivo e a cores, mesmo que seja em imagens.

O coletivo parisiense de design, Ill-Studio, criou para o Mini uma espécie de tutorial em vídeo intitulado Another Reality, para tentar explicar o que é, racionalmente, ‘realidade aumentada’. Usa uma linguagem tecnoretrô curiosa, divertida.

A narração é legendada em vários idiomas, mas é preciso selecionar a legenda em português na função subtitles no Settings, o que só será possível indo ver o vídeo no próprio YouTube (clique em watch it on YouTube). Em todo o caso, para quem quiser ler, publico abaixo o áudio traduzido para o português.

Uma outra realidade (direção Ill Studio)

É verdade que provavelmente todos concordamos que vivemos em um mundo real, mas existe algo a mais na realidade do que aquilo que o olho humano pode ver? Existe, talvez, mais de uma realidade? De fato, o que é realidade?

De forma simplificada, realidade é uma série de percepções que confirmamos coletivamente como sendo verdade. Por exemplo, sinto como se estivesse aqui em pé, parado, mas na verdade, estou girando ao redor do sol a 108 mil quilómetros por hora. Nossa sociedade chama essa coleção de experiências distintas de “realidade”.

Então, o que é realidade aumentada? Não se trata de distorcer os elemntos que reconhecemos como reais nem alterar aquilo que seus olhos podem ver ou aumentar o tamanho das coisas ao seu redor.

Realidade aumentada é uma camada digital sobreposta ao nosso ambiente direto, a simbiose perfeita entre o virtual e o analógico. Agora conseguimos perceber mais do que os olhos podem ver. Esta imagem, por exemplo, através do espectro da realidade aumentada, pode revelar algo completamente novo e inesperado.

Realidade aumentada é a fusão do real com o digital. As possibilidades são infinitas. Permite a você mergulhar neste mundo novo, um mundo que você criou, baseado em suas necessidades, interesses e fantasias pessoais. Uma experiência útil e cativante com resultados inifinitos.

A realidade agora é mais do que costumava ser. O que antes era surreal agora é tecnologia. Então abra a sua mente para o potencial infinito de nossas imaginações coletivas.

Bem-vindo ao mundo novo da realidade aumentada.

Outro exemplo curioso de aplicação da tecnologia de realidade aumentada em automóveis, porém mais primário, é o aplicativo iOnRoad, que ajuda aos motoristas a dirigir (disponível para iPhone e Android). Veja o demo abaixo:


Fontes & Photos: Nowness, BMWblog, AutoExpress UKMiniIll-Studio iOnRoad

Sem comentários

Comente

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Planejador de marca e comunicação. Fundador da agência NBS e do Grupo de Planejamento de São Paulo. Consultor do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental. Saiba mais
  • Últimas do Instagram