Quem voa mais rápido

Gif animado compara a visão das nuvens pelas janelas de três aeronaves, voando a 11.278 metros (37.000 pés) de altitude: um avião de passageiros, um militar e uma sonda espacial.

new-horizons2À esquerda, é a vista da janela de um Boeing 747, viajando à velocidade cruzeiro de 885 km/h.

A do meio é a vista do mais veloz avião militar de reconhecimento dos EUA, o SR-71 Blackbird, que atinge 4.345 km/h, ou seja, cerca de três vezes a velocidade do som (761 mph ou 1.225 km/h)

E a da direita é a vista da nave New Horizons da NASA, que recentemente passou por Pluto à velocidade espantosa de 57.936 km/h ou 36.000 mph.

Trata-se do engenho mais rápido que a humanidade já criou, o que só foi possível aproveitando o “empurrão” gravitacional de Júpiter e Saturno na trajetória programada da New Horizons.

O GIF foi criado por Clay Bavor, Vice-Presidente de Realidade Virtual do Google. Na sua página na web, ele escreveu:New Horizons

Para dar uma ideia do que significa voar a 36.000 milhas por hora: você poderia ir de São Francisco a Nova Iorque (4.129 km) em cerca de 5 minutos.

Naturalmente, você chegaria ao seu destino na forma de uma bola de plasma quente escaldante.

Na verdade, essa velocidade é tão alta que a New Horizons passou por Pluto sem entrar em órbita, pois teria que reduzi-la em 90%.

Para conseguir isso, teria que ter levado 1.000 vezes mais combustível do que tinha, o que é tecnologicamente inviável hoje em dia. Seguiu viagem.

Mesmo viajando tão velozmente para os nossos padrões, a New Horizons não passa de uma tartaruga no espaço  –  levou 9 anos e meio para alcançar Pluto.

Teletransporte já! Buracos de minhoca já!

Sem comentários

Comente

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Planejador de marca e comunicação. Fundador da agência NBS. Vice-Presidente do Grupo de Planejamento. Presidente do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental. Fotógrafo amador, blogueiro e pescador idem. Saiba mais
  • Últimas do Instagram