Propaganda vintage de marcas modernas

Essa é velha, mas é uma veia inesgotável. Foi campanha do MaxiMedia e criação da Moma Propaganda em 2010: “Tudo envelhece muito rápido”. Veja outros anúncios vintage.

KindleO evento do Meio & Mensagem disseminou essa abordagem criativa no Brasil, mas quem a inaugurou antes, mundialmente, foi o site “Design Crowd“, quando ainda se chamava “Worth 1000“. Mantém até hoje concursos para designers e diretores de arte, sendo um dos desafios mais frequentes justamente criar propaganda vintage de produtos e serviços contemporâneos.

Muitos dos profissionais que participam dessa plataforma de “design crowdsourcing” têm no portifólio esse tipo de anúncio, considerado criativo e original.

Contudo, na seleção de peças dos concursos do Design Crowd, que se vê a seguir, encontrei muitas delas beirando o políticamente incorreto.

Fica explícito que “vintage advertising” não representa apenas a estética de uma época, mas visões ideológicas ou perspectivas culturais marginais, se não ultrapassadas. Alguns anúncios são intencionalmente bem humorados, ainda que pequem por sexismo, machismo ou puro consumismo. Dê uma olhada nisso:

Há um caso interessante de publicidade vintage de marca moderna de serviço, em vigor atualmente. A empresa EMCcriou o hotsite “Story Books” onde explica os três pilares do seu negócio através de “livrinhos de estórias”, em formato e linguagem vintage:

  • Cloud computing
  • IT solutions
  • Big Data

Screen Shot 2016-05-26 at 18.54.42Cada um dos serviços tem um livreto digital à moda antiga onde o serviço é explicado e ofertado. Não deixa de chamar a atenção o contraste entre a linguagem vintage e a tecnologia moderna.

Outro caso é o do yourtango.comum portal feminino nos EUA dedicado às relações homem/mulher. Propõe-se a estimular a reflexão e o debate sobre amor, sexo, encontros e  relacionamentos.

No final da década passada, o yourtango.com publicou um vídeo vintage sobre as regras de conduta no Facebook. Criado e produzido pela agência Big Fuel,  “Facebook Manners And You” foi o vencedor do Webby Award em 2010. As boas maneiras, filmadas à moda antiga, são as seguintes e valem até hoje:

Regra 1 : Não mude o status do seu relacionamento sem antes falar com o outro.
Regra 2 : Não poste fotos embaraçosas do(s) outro(s).
Regra 3 : Seja prudente ao postar algo na timeline do(s) outro(s).
Regra 4 : Não cobice os amigos do(s) outro(s).
Regra 5 : Não patrocine um grupo de ódio ao(s) outro(s).

A quem interessar possa, a transcrição do áudio desse vídeo em inglês é a seguinte:

Meet Alice. She has just arrived home from a hard day at work. She switches on her computing machine and looks to see what her friends have been up to on Facebook, the electric friendship generator.

First, she checks in to see what Timmy’s been up to. Alice and Timmy have been going steady for six months and she thinks he’s a real swell guy. Alice hasn’t spoken to Timmy since last evening and can’t wait to see what his day was like.

That’s funny. At 2:05 this morning, Timmy changed his relationship status from “in a relationship” to “single”. Even more curious, he became friends with Donna Whitehouse at 2:07 a.m.

Timmy just bungled rule #1 of Facebook relationship etiquette: Don’t change your relationship status without consulting the other person. What a dope.

Alice decides there must be some sort of mistake; the Timmy she knows would never
disregard her feelings this way. She sends him a note to see if it was a mistake.
Alice waits and waits and waits.

Alice is tired of waiting so she decides to stick it to Timmy. She uploads and tags a few embarrassing photographs of Timmy. Timmy may have a hard time making new friends when they see that he likes to dress up in Alice’s undergarments. Those photographs sure are funny.

But Alice just broke Facebook relationship etiquette rule #2: Don’t post embarrassing photographs of other people. Shame on you, Alice. It’s okay, we all make mistakes.

It looks like Timmy has posted some messages on Alice’s wall. “I can’t believe you posted those photos of me! Sorry for being such a square. Baby, are you there? By the way, it was just a regular rash.” TMI Timmy, you’ve just broken Facebook relationship etiquette rule #3:
Be discreet when posting messages on another person’s wall.

Alice doesn’t take the bait. She removes Timmy’s posts and tries to move on with her life.
That’s interesting.

Timmy has been very busy on Facebook making friends with all of Alice’s friends. Who would wanna be pals with a roadie jodie like Timmy.

He has violated Facebook relationship rule #4: Don’t steal other people’s friends. Cool it, Alice.
No one’s going to date you if you get frown lines.

Alice is fed up so she creates a group called Timmy Gordon’s a real wet blanket. According to the group’s description, Timmy cries over spilt milk. Timmy buys things not made in the USA.

Timmy wets the bed. And Timmy is a communist.

Be careful, Alice. This is clearly in violation of Facebook relationship rule #5:

Don’t start hate groups. Nothing good can come of this.

What did I tell you, Alice?

Timmy is in the slammer and Alice is ashamed. All of this could have been avoided by following the simple rules of Facebook etiquette. Don’t be bungle heads like Alice and Timmy.

Have good Facebook manners and the electric friendship generator will be more fun for everyone.

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Planejador de marca e comunicação. Fundador da agência NBS. Vice-Presidente do Grupo de Planejamento. Presidente do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental. Fotógrafo amador, blogueiro e pescador idem. Saiba mais
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