A maior ameaça do mundo segundo a maioria das pessoas

Os latinos, africanos e indianos acham que é a mudança climática; os americanos e europeus, o ISIS e o Irã; os russos, a crise econômica internacional; os poloneses e ucranianos, a Rússia; os japoneses e vietnamistas, a China.

LatAmerAfricaSegundo os resultados de uma pesquisa internacional, divulgados em julho pelo Pew Research Center,  só na América Latina e África a maioria das pessoas considera a mudança climática a maior ameaça que o mundo enfrenta atualmente.

Em alguns países, como Brasil, Perú, Gana, Uganda e Burkina Faso, mais de dois terços da população temem a mudança climática. Na Ásia, apenas a índia e as Filipinas alcançam esse patamar.

O mesmo não se pode dizer da Europa, Oriente Médio, Estados Unidos e Canadá, onde questões regionais, conflitos políticas e crise econômica são as ameaças mais temidas, na maioria dos países.

Impressionantemente, nos Estados Unidos, a mudança climática perde para o ISIS, a ameaça nuclear do Irã, os ciberataques furtivos, a crise econômica internacional e as tensões com a Rússia.

A mudança climárica está em 6º lugar entre as preocupações dos norte-americanos. E é curioso notar que só 20% dos eleitores republicanos a temem, em comparação com 62% do democratas.

Global-Threats_PEW

Os demais resultados da pesquisa podem ser encontrados em inglês no site do PEW, em dois artigos:  Climate Change Seen as Top Global Threat e Relatively few in U.S., Europe see climate change as a serious threat.

Vale a pena também ver o mapa interativo The Guardian: Global threat interactive: What’s the world scared of?

guardian

 

Sem comentários

Comente

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Planejador de marca e comunicação. Fundador da agência NBS. Vice-Presidente do Grupo de Planejamento. Presidente do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental. Fotógrafo amador, blogueiro e pescador idem. Saiba mais
  • Últimas do Instagram