Pódio dos países “amigos” do coronavírus

Hoje, 03/07/2020 às 10:52 da manhã, existiam no mundo 10.719.946 casos reportados da Covid-19, incluindo 517.337 mortes, como informou a Organização Mundial da Saúde. Veja em vídeo a assustadora ascenção dos 8 países líderes no ranking do horror com o Brasil em 2º lugar atrás dos EUA e à frente da Rússia.

Países “amigos” do coronavírus porque é onde mais ele se dá bem. Não é coincidência. Estados Unidos, Brasil e Rússia têm presidentes negacionistas, que pregam o descaso com essa “gripezinha”. Chama-na de chinesa, jogando a culpa na China, e se eximem de adotar políticas recomendadas pela OMS.

Deu no que deu. São os países onde mais claramente a pandemia saiu de controle. A Índia é a próxima candidata ao pódium do horror, pelo mesmo motivo, a incredulidade e a inépcia do governo hindú.

Trump, Bolsonaro e Putin  defendem o fim do isolamento social e a reabertura da economia antes do tempo, julgando sempre que o pior “já passou”. Mas, na verdade, o vírus ainda está circulando amplamente como provam as curvas de infecção e morte por causa da doença em todo o mundo.

É impossível esconder a realidade dos números, a não ser, talvez, na Coréia do Norte, onde o ditador Kim Jong-un alega ‘sucesso brilhante’ no combate à pandemia e zero casos. Isso mesmo, afirma que não tem caso algum da doença, embora profissionais da saúde digam que isso é improvável.

Vai saber! Pode ser propaganda, mas o fato é que há seis meses, quando o novo coronavírus começou a circular pelo mundo, a Coreia do Norte fechou suas fronteiras e isolou sua população.

Será que o Kim Jon-un acertou e, tremenda ironia, Trump, Bolsonaro e Putin estão errando? Não querem ver, nem ouvir nem dizer nada além de besteiras anti-científicas sobre como conter a pandemia?

A BBC News Brasil resume os fatos sobre a Coréia do Norte:

No fim de janeiro, a Coreia do Norte agiu rapidamente contra o vírus — selando suas fronteiras e depois colocando em quarentena centenas de estrangeiros na capital, Pyongyang. Também isolou dezenas de milhares de cidadãos e fechou escolas. O país já reabriu as escolas, mas manteve a proibição a aglomerações e tornou obrigatório o uso de máscaras em locais públicos, informou a agência de notícias Reuters no último dia 1º de julho, citando um funcionário da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A OMS também assinalou que apenas 922 pessoas foram testadas no país — todas tiveram resultados negativos. A Coreia do Norte, que compartilha uma longa fronteira com a China, sustenta há muito tempo que não registrou nenhum caso do vírus. No entanto, Oliver Hotham, editor-chefe do site NK News, especializado em notícias da Coreia do Norte, disse à BBC no início deste ano que isso provavelmente não era verdade.

“É muito improvável que a Coreia do Norte não tenha registrado casos porque faz fronteira com a China e a Coreia do Sul. [Especialmente com a China], dada a quantidade de comércio transfronteiriço … realmente não vejo como é possível que eles (norte-coreanos) possam ter evitado isso”, disse. “[Mas] eles realmente tomaram precauções cedo [então] acho que é possível que eles tenham evitado um surto completo.”

 

Sem comentários

Comente

Planejador de marca e comunicação. Fundador da agência NBS e do Grupo de Planejamento de São Paulo. Ex- Presidente e atual consultor do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental. Saiba mais
  • Boletim do Jura

  • Últimas do Instagram

    Meu pai Jurandir se foi em 2003 aos 80 anos. Ensinou a mim e a meu filho @theocraveiro a pescar e a amar o Pantanal sul-mato-grossense. Imagino a tristeza dele ao ver lá de cima o Pantanal queimando. Saudades dele e das nossas pescarias juntos. ...

    Anoitecer há quase 20 anos na Amazônia. Sairei da pandemia e voltarei lá um dia? 😢 ...

    Inverno na Vila Madalena ...

    Minha netinha Lina descobrindo a flor e o movimento. Flor lavada - mas não pode deixar ela comer! ...

    Antenadíssima. ...

    Vizinhos confinados ...

    Como chamam essas flores? ...

    Minha netinha Lina aprendendo a engatinhar por um gomo de tangerina. Lembra quando você passou por isso? Nem eu 🥰 ...

    Bom dia, Lua Cheia! 07:03h ...