Paris = Bike + Carro Elétrico

Fico orgulhoso de ver São Paulo virar uma cidade amistosa com os ciclistas. Talvez um dia seja como Paris que, além de bikes, tem um serviço público de compartilhamento de carros elétricos.

AutoLib é mais ou menos como as redes de bicicletas, que o Itaú e o Bradesco copiaram da Europa nos últimos anos e que seguem se expandindo em grandes cidades no Brasil. Só que diferente.

Uma revolução urbana, é como se define a AutoLib: “…the first public service plan with electric vehicles to be developed in a large European metropolis. An innovation in urban travel that will transform our experience of cities.

Ou seja, “…o primeiro plano de serviço público para transporte urbano com carros elétricos em uma grande metrópole européia. Uma inovação nas viagens urbanas, que transformará a nossa experiência com as cidades.”

Possui uma ampla rede de pontos de compartilhamento, onde o BlueCar estaciona e é recarregado. Existe um aplicativo para smartphones, que ajuda a gerenciar todo o sistema. Aqui o link francês para conhecer o app do iOS.

Autolib.001

A estrela do sistema é o BlueCar, um pequeno veículo elétrico com 3,65 metros de comprimento e 4 lugares, sem bagageiro, designed by Pininfarina.

Você pega em um ponto da cidade e larga em outro, como bicicleta. Paga €100 por ano para se associar e €8 por hora, ou frações disso conforme o tempo de uso. Pode reservar a retirada e/ou a entrega, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Em tempos de promoção, como agora, no 3º aniversário do serviço, há test-drives e descontos.

Além do conforto, comodidade, rapidez e segurança para o motorista e passageiro(s), principalmente em clima adverso, o BlueCar é silencioso e não-poluente, tem gps e computador de bordo, airbag, assento para criança, autonomia para 250 km e 130 km/h de velocidade.

AutoLib é um empreendimento do Grupo Bolloré francês, fundado em 1822,  uma das 500 maiores empresas do mundo, atuando no setor de energia, logística, transporte e papel.

Sem comentários

Comente

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Planejador de marca e comunicação. Fundador da agência NBS. Vice-Presidente do Grupo de Planejamento. Presidente do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental. Fotógrafo amador, blogueiro e pescador idem. Saiba mais
  • Últimas do Instagram