Onde tem mais mulheres, onde mais homens

O Pew Research Center transformou em infográficos alguns dados sobre a população mundial, publicados recentemente pelas Nações Unidas.

As estimativas e projeções do 2015 Revision of World Population Prospects  foram preparadas pela Divisão de População do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da Secretaria Geral das Nações Unidas e podem ser vistas ou baixadas aqui neste link.

Muito interessante é o mapa-mundi da proporção entre homens e mulheres no mundo.

A maior parte da África, do Oriente Médio e da Ásia meridional mostra predominância dos homens, enquanto as Américas e os países da antiga União Soviética têm mais mulheres.
Global Gender Ratios in 2015

Desde 1960, o mundo passou a ter ligeiramente mais homens do que mulheres e hoje a proporção média global é de 101,8 homens por cada 100 mulheres.

Mas onde tem mais homens mesmo é nos Emirados Árabes Unidos: são 274 para cada 100 mulheres. Barbaridade!

menWomenAs mulheres predominam nos países da antiga União Soviética, que perderam milhões de combatentes na II Guerra Mundial e nos conflitos internos, e ainda não se recuperaram.

Em 1950, logo depois da guerra, haviam somente 76.6 homens para cada 100 mulheres no território soviético que hoje corresponde à Rússia.

Além disso, dois outros fatores contribuem para a hegemonia feminina nessa parte do mundo.

Primeiro, há mais idosos do que a média mundial e a população idosa tende a ter mais mulheres do que homens. Segundo, o alcoolismo é comprovadamente um ceifador de vidas entre os homens jovens nesses países. Vodka mata.

Em seguida estão os países da América Central, cuja população masculina emigra para trabalhar em outros países. Martinica é a campeã mundial com apenas 84,5 homens para cada 100 homens.

Portugal inclui-se aí nessa lista com 89,9 homens para cada 100 mulheres.

No Brasil a taxa é de 98 homens para cada 100 mulheres. Ufa, por pouco!


Publiquei outras matérias com informações do Pew Research Center:


Fontes: ONU, Pew, TheLancet

Sem comentários

Comente

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Planejador de marca e comunicação. Fundador da agência NBS. Vice-Presidente do Grupo de Planejamento. Presidente do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental. Fotógrafo amador, blogueiro e pescador idem. Saiba mais
  • Últimas do Instagram