O robô humanóide que anda (quase) como nós

Uma das funções humanas mais difíceis de imitar na robótica é o andar. Não é fácil para um robô bípede fazer o que aprendemos a fazer com os membros e o corpo desde pequenos, antes mesmo de aprendermos a falar.

atlasA Boston Dynamics acaba de anunciar a versão 2016 do seu robô Atlas, “The Agile Anthropomorphic Robot“. Concebido para andar em vários tipos de piso, dentro e fora de construções, tem força, equilíbrio e agilidade nunca alcançados anteriormente.

O Atlas é movido a eletricidade e hidráulica. Possui sensores de equilíbrio nos membros e no corpo, sensores estéreos e a laser na cabeça para evitar obstáculos, avaliar o terreno, ajudar na navegação e manipular objetos. Possui 1,75 metro de altura e pesa 82 quilos.

Contrasta enormemente com os robôs que participaram do último “DARPA Robotics Challenge” uma competição anual de robôs da agência de projetos de pesquisa avançada de defesa dos Estados Unidos  – Defense Advanced Research Projects Agency  –   responsável pelo deenvolvimento de novas tecnologias para uso militar.

Compare o video acima de demonstração do Atlas com os tombos e trapalhadas dos robôs que participaram no ano passado do DARPA Robotics Challenge 2015, no vídeo abaixo.

Sem comentários

Comente

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Planejador de marca e comunicação. Fundador da agência NBS. Vice-Presidente do Grupo de Planejamento. Presidente do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental. Fotógrafo amador, blogueiro e pescador idem. Saiba mais
  • Últimas do Instagram