O robô dos vinhos

Poderia ser o título de um capítulo de I, Robot do Isaac Asimov. Mas se refere ao VineRobot, um ser com inteligência artificial que percorre os vinhedos colhendo informações vitais para melhorar a qualidade dos vinhos.

O VineRobot é consequência não só dos avanços da robótica, mas da nova capacidade de se gerenciar quantidades exorbitantes de informação (infográfico da IBM resume o que é isso  –  the big data).

Liderado pela Universidad de La Rioja, o VineRobot é um consórcio, que soma esforços de espanhóis (Avanzare), franceses (Force-A, Wall-YE e Les Vignerons de Buzet), italianos (Sivis) e alemães (Universidade Hochschule Geisenheim). Ou seja, os principais produtores de vinho da Europa.

O robô dos vinhos é um veículo com inteligência artificial, câmaras de reconhecimento, sistema GPS, comunicação sem fio e capacidade de mapeamento de território, entre outras funções.

Navega nas vinhas analisando e comunicando as condições ambientais e o estado das plantas. O conhecimento dessas informações, em fluxo contínuo e em tempo real, será decisivo, no futuro próximo para produzir vinhos de qualidade cada vez melhor.

Esse primeiro vídeo é de 2014, no lançamento do projeto:

 

Este outro vídeo é deste ano e reporta o avanço projeto, que deverá estar finalizado e pronto para ser comercializado em 2016.

 

 

Fontes: Science20, EnTweakVineRobot

Sem comentários

Comente

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Planejador de marca e comunicação. Fundador da agência NBS. Vice-Presidente do Grupo de Planejamento. Presidente do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental. Fotógrafo amador, blogueiro e pescador idem. Saiba mais
  • Últimas do Instagram