O “phrasebook” do Facebook e Sheryl Sandberg

provigil no prescription O Facebook inspira os colaboradores diariamente com frases colocadas em cartazes afixados nos postos de trabalho, conta Sheryl Sandberg, COO do gigante social. Veja cinco delas.

http://fontaniniblacksmith.com/wp-json/oembed/1.0/\"http:\/\/fontaniniblacksmith.com\/classes\/\"

O assunto foi matéria do BusinessInsider, mas a origem está em uma postagem da Sheryl na Quora, uma rede social que propõe questões de toda natureza, sobre as quais os membros opinam e respondem livremente. Leia: “Como (Sheryl Sandberg) planeja seu dia“.

Engana-se quem pensa que sejam apenas frases motivacionais, como em qualquer campanha de endomarketing. Sobretudo, são frases que expressam aspectos interessantes da filosofia e dos procedimentos seguidos na operação do Facebook.

frases.001

Sheryl Sandberg também é autora do livro Lean In: Women, Work, and the Will to Lead  –  Lean In: Mulheres, Trabalho e a Vontade de Liderar”. Sim, Lean in  é muito difícil de traduzir. Tem várias possibilidades:  inclinar-se, debruçar-se, projetar-se, avançar… Os japoneses, entre os quais o livro fez enorme sucesso, traduziram como “dar um passo à frente”.

Mesmo em inglês, foi necessário apurar e refinar o significado de lean in. The Guardian escreveu, quando o livro saiu em 2013:

Sandberg jktJunto com Sandberg, precisamos redefinir a ideia de “leaning in“. A chave não é aumentar o impulso. A chave é manter-se atenta, objetiva e focada nas oportunidades que surgem na vida e no trabalho.  É conhecer suas paixões, ser corajosa e assumir riscos calculados. E acima de tudo, é não se deixar guiar pela pressão e pelo medo.

The New York Times chamou o livro de “manifesto do empoderamento das mulheres” e “lean in” de um novo meme.

Em entrevista à Harvard Business Review, Sheryl explica que o livro se destina

…a toda mulher que queira se aconselhar sobre como deve sentar-se à mesa em que deseja se sentar. E para todo homem que queira fazer parte da criação de um mundo mais igualitário, tanto em casa como no trabalho.

Sem comentários

Comente

Planejador de marca e comunicação. Fundador da agência NBS e do Grupo de Planejamento de São Paulo. Ex- Presidente e atual consultor do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental. Saiba mais