O “phrasebook” do Facebook e Sheryl Sandberg

O Facebook inspira os colaboradores diariamente com frases colocadas em cartazes afixados nos postos de trabalho, conta Sheryl Sandberg, COO do gigante social. Veja cinco delas.

O assunto foi matéria do BusinessInsider, mas a origem está em uma postagem da Sheryl na Quora, uma rede social que propõe questões de toda natureza, sobre as quais os membros opinam e respondem livremente. Leia: “Como (Sheryl Sandberg) planeja seu dia“.

Engana-se quem pensa que sejam apenas frases motivacionais, como em qualquer campanha de endomarketing. Sobretudo, são frases que expressam aspectos interessantes da filosofia e dos procedimentos seguidos na operação do Facebook.

frases.001

Sheryl Sandberg também é autora do livro Lean In: Women, Work, and the Will to Lead  –  Lean In: Mulheres, Trabalho e a Vontade de Liderar”. Sim, Lean in  é muito difícil de traduzir. Tem várias possibilidades:  inclinar-se, debruçar-se, projetar-se, avançar… Os japoneses, entre os quais o livro fez enorme sucesso, traduziram como “dar um passo à frente”.

Mesmo em inglês, foi necessário apurar e refinar o significado de lean in. The Guardian escreveu, quando o livro saiu em 2013:

Sandberg jktJunto com Sandberg, precisamos redefinir a ideia de “leaning in“. A chave não é aumentar o impulso. A chave é manter-se atenta, objetiva e focada nas oportunidades que surgem na vida e no trabalho.  É conhecer suas paixões, ser corajosa e assumir riscos calculados. E acima de tudo, é não se deixar guiar pela pressão e pelo medo.

The New York Times chamou o livro de “manifesto do empoderamento das mulheres” e “lean in” de um novo meme.

Em entrevista à Harvard Business Review, Sheryl explica que o livro se destina

…a toda mulher que queira se aconselhar sobre como deve sentar-se à mesa em que deseja se sentar. E para todo homem que queira fazer parte da criação de um mundo mais igualitário, tanto em casa como no trabalho.

Sem comentários

Comente

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Planejador de marca e comunicação. Fundador da agência NBS. Vice-Presidente do Grupo de Planejamento. Presidente do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental. Fotógrafo amador, blogueiro e pescador idem. Saiba mais
  • Últimas do Instagram