O manto da invisibilidade já existe

Não é exatamente como o do Harry Potter e só funciona em uma escala minúscula, mas efetivamente torna um objeto tridimensional invisível.

Foi o que a Science Magazine publicou em setembro e deixou todo mundo com a imaginação fervilhando. Repercutiu na mídia do mundo inteiro: The Economist, MailOnline,  Veja, Globo etc.

Manto de película feita de uma camada ultrafina de bloquinhos de ouro, que refletem a luz.

Manto de película feita de uma camada ultrafina de microblocos de ouro, que se molda ao objeto e reflete a luz (cortesia equipe do Dr. Xiang Zhang).

Cientistas da Universidade de Berkeley criaram uma capa de invisibilidade com uma película ultrafina que se amolda à forma do objeto e bloqueia a sua detecção à luz visível.

Embora se trate de um experimento microscópico, os princípios por trás dessa tecnologia poderão ser estendidos no futuro para ocultar objetos macroscópicos.

Trabalhando com nanoantenas minúsculas ou microblocos de ouro, os pesquisadores inventaram uma película com 80 nanómetros de espessura, envelopando um objeto tridimensional com reentrâncias e saliências, do tamanho de um pequeno grupo de células.

Para se ter uma ideia da escala, “um único fio de cabelo humano tem a dimensão de 80.000 nm (nanómetros) de espessura, enquanto que 1 nm comtém 10 átomos de hidrogénio colocados lado a lado” (Ana Rita Maltez: “O que é a Nanociência”).

No vídeo abaixo, legendado em inglês, a equipe do Dr. Xiang Zhang explica em detalhes como funciona essa “pele” ultrafina, feita dos chamados meta-materiais que não existem na natureza e foram concebidos em uma escala nano, ou seja, em bilionésimos de metro. São estruturas artificiais com propriedades óticas que fazem a luz “se dobrar” e ser desviada de forma não natural.

Sem comentários

Comente

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Planejador de marca e comunicação. Fundador da agência NBS. Vice-Presidente do Grupo de Planejamento. Presidente do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental. Fotógrafo amador, blogueiro e pescador idem. Saiba mais
  • Últimas do Instagram