O feijão com arroz do planejador

Dei umas dicas simples para planejadores em começo de carreira, atendendo a um pedido da Descola, nova plataforma de ensino online com cursos gratuitos de tecnologia, negócios e criatividade.

Se perguntar a quem faz a Descola o que ela é, ouvirá essas palavras:

“Somos (uma) escola desconstruída. Propomos um jeito diferente de explorar temas e aprender coisas novas. Assim como você, somos curiosos e ansiosos em explorar o novo, e sabemos que a melhor forma de aprender é fazendo.

Para conhecer mais sobre o povo da Descola e os seus planos leia: “A Descola aposta em cursos livres online e quer quadruplicar de tamanho em 2015“.

Entre vários cursos e seções de informação, existe um módulo interessante, chamado “Start. Dicas para o seu começo“. 

“Uma abordagem prática para as profissões da economia criativa. Importantes profissionais de diferentes áreas dividem, em cerca de 5 minutos, dicas rápidas, práticas e preciosas para quem está no começo.”

DSC_0134Tive o prazer de ser convidado para dar um pitaco para principiantes, nesse módulo.

Pensei em jovens profissionais que começam no planejamento e enfatizei o óbvio: aprendam a escrever direito, leiam muito e saibam o que veio antes de vocês.

Como diz o Nelson Kuniyoshi, é preciso conhecer o repertório da nossa profissão.

Escrever direito demonstra capacidade de pensar e organizar as ideias, mais do que apenas saber ortografia, gramática etc.

Conhecer os grandes marcos e feitos na história da propaganda e marketing é fundamental  –  e os pequenos e médios também. Bebam, comam e sonhem referências. Descubram como a roda foi inventada. Aprendam com o passado. Só não parem nele.

Sem comentários

Comente

Planejador de marca e comunicação. Fundador da agência NBS e do Grupo de Planejamento de São Paulo. Ex- Presidente e atual consultor do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental. Saiba mais
  • Boletim do Jura