Milhares de línguas vivas

Há hoje pelo menos 7.102 línguas vivas, mas só 23 são faladas por mais de 50 milhões de pessoas, somando no total 4,1 bilhões, mais da metade da população mundial.

O jornal South China Morning Post publicou um infográfico com o mapeamento das línguas faladas no planeta. Criado pelo designer Alberto Lucas Lopéz, mostra o tamanho relativo das populações que falam cada língua, e em que país(es) vivem essas pessoas.

Salta aos olhos a grandeza da China, onde, mesmo se descontando dezenas de dialetos, o mandarim é o idioma mais praticado, com 848 milhões de falantes, quase 3 vezes o tamanho dos povos de língua inglesa.

Há muitas imprecisões. Coisas como omitir o Congo que tem mais gente falando francês do que a própria França; ou omitir a Áustria, onde se fala alemão. Muitos dialetos importantes da Índia ou da China não constam no mapa. Mas, em linhas gerais, dá uma boa ideia das dimensões da nossa Babel.

Note-se também que o espanhol, o português e o inglês, idiomas dos colonizadores, são hoje mais faladas no Novo Mundo do que nos seus países de origem.

Clique no mapa para abrí-lo em uma página à parte e poder ampliá-lo para ver os detalhes.

languagesBIG


 

Fontes: MentalFlossSouth China Morning PostAlberto Lucas Lopéz

 

Sem comentários

Comente

Planejador de marca e comunicação. Fundador da agência NBS e do Grupo de Planejamento de São Paulo. Ex- Presidente e atual consultor do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental. Saiba mais
  • Boletim do Jura