Luiz, Cinderela e as flores da avenida

Todo dia de manhã, ele anda com um saco de coisas de jardinagem e enxadinha a tiracolo. Planta, demarca, rega, protege as flores do canteiro público. E está bravo com a Prefeitura.

IMG_7688Tem um trecho da Av. Sumaré, quase chegando na Henrique Schaumann, que se chama Paulo VI. O Waze chama de “paulo vi”.

É lá que um morador do bairro, Luiz Tonetti, 76 anos, aposentado, cuida do canteiro central por conta própria. Ou seria uma forma de amor próprio? Próprio da cidade em que mora e que ele ama.

Embaixo do viaduto da linha verde do metrô, ele passeia com a cadelinha Cinderela atrelada à guia, sempre muito ciosa do dono. Não é amistosa com os cães de estranhos que se aproximam. Mas é a fiel companheira do fiel jardineiro da avenida.

Domingo, Seu Luiz acordou cedo e saiu para a avenida com meia dúzia de folhas de caderno. Antes de dormir, na noite anterior, ele escrevera uma por uma à mão:

Prefeitura: não corte as plantas sinalizadas com estacas. Nós, moradores da região, plantamos, são flores. Respeitem nosso trabalho.

IMG_7675Espalhou as folhas como cartazetes estaqueados pelo canteiro. Fiquei pensando que a próxima chuva ía derrubar tudo. Vi outros moradores parando para conversar com ele e ajudar.

Como é costume no final da primavera, os parques, jardins e canteiros da cidade são roçados e as árvores podadas.

O medo é que a equipe de jardinagem da Prefeitura não vá distinguir o mato comum das flores e folhagens que os moradores plantam ou protegem, antes da chegada do verão.

Não é a primeira vez que isso aconteceria, diz Seu Luiz, é sempre a mesma história. Conversei com ele e pedi para fotografá-lo. Respondeu:

Se não for para fazer propaganda de um produto ou de alguém, pode tirar quantas fotos quiser.

IMG_7361

 

Sem comentários

Comente

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Planejador de marca e comunicação. Fundador da agência NBS. Vice-Presidente do Grupo de Planejamento. Presidente do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental. Fotógrafo amador, blogueiro e pescador idem. Saiba mais
  • Últimas do Instagram

    • Últimas do Twitter