La crisis de Siria bien contada en 10 minutos y 15 mapas

Vídeo didático explica a crise no Oriente Médio por trás dos atentados em Paris. Legendado em inglês, foi feito por dois amigos espanhóis que criaram o #WhyMaps.

ArabsUsam sua expertise em narrativas audiovisuais, design e experiência de usuário para “explicar, mais do que convencer”. Não são imunes aos filtros ideológicos e sua visão reflete obviamente o fato de serem europeus falando de um conflito estrangeiro.

A história da Síria e da região atrai agora as atenções de boa parte do mundo, graças a ação do grupo terrorista Estado Islâmico (Isis). Nas redes sociais, o vídeo é aclamado por uns e criticado por outros. Foi publicado no começo de outubro antes dos atentados em Paris. A dupla alerta que “qualquer benefício financeiro que o vídeo possa gerar será destinado à campanha síria Save The Children”.

Sergio de Pazos (@sdepazos) e Bruno Teixidor (@bruteix) expõem a ideia que tiveram em seu blog #WhyMaps:

Mapas para explicar. Un proyecto personal que mezcla narrativa, “design thinking” y mapas para arrojar algo de luz en cuestiones complejas. Con lo justo en producción. Nuestra idea es hacer varios al año.

A proposta é abordar questões complexas e esmiuçá-las com técnicas de storytelling, mapeamento e UX. O vídeo da Síria pode ser baixado em várias versões aqui no google Drive.

Campo de refugiados sírios Za'atri na Jordânia

Campo de refugiados sírios Za’atri na Jordânia

 

Sem comentários

Comente

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Planejador de marca e comunicação. Fundador da agência NBS. Vice-Presidente do Grupo de Planejamento. Presidente do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental. Fotógrafo amador, blogueiro e pescador idem. Saiba mais
  • Últimas do Instagram