Um músico reflexivo e inato com uma paleta harmônica sofisticada e uma sensibilidade dinâmica - New York TImes
A mais nova estrela do jazz é um menino filipino. Fiquei embasbacado ao vê-lo tocar, assim como você ficará. Simplesmente ouça esse pianista nascido em Bali.
Foi descoberto tocando em Jacarta há cerca de três anos. Mudou-se com a família para Nova Iorque no ano passado, quando se apresentou no Jazz at Lincoln Center.
Foi plaudido de pé. Chamado de “meu herói” pelo trompetista Winston Marsalis, que o viu tocar, respondeu:
“Não. Você é meu herói. Muito obrigado por ter tido tempo de me ouvir. Me senti verdadeiramente honrado. Não acreditei que estivesse lá. Espero aprender mais convosco. Deus o abençoe, senhor.”
Winston Marsalys e Joey Alexander – Foto Ayano Hisa
Joey acaba de lançar o 1º disco, “My Favorite Things” (Motéma) – “Minhas coisas favoritas” – à venda no iTunes e na Amazon, em mp3 e CD.
E foi matéria especial do New York Times nesta semana, contando a história desse prodígio imberbe, que aprendeu a tocar de ouvido com os CDs do pai e os videoclípes do YouTube. Vale a pena ler.
Quem primeiro me falou dele foi a diretora de criação Adriana Angotti, minha amiga que há anos vive e conhece Nova Iorque como poucos.
Se for aos Estados Unidos e quiser vê-lo tocar, acompanhe a programação de shows no site Discover Joey Alexander.
Ou aqui mesmo e agora, você pode vê-lo e ouví-lo tocar 6 peças do novo CD no playlist “My Favorite Things Videos” do YouTube, a começar por esta Giant Steps (In-Studio Performance) abaixo:
Fontes: New York Times, Motéma, Discover Joey Alexander,
Sem comentários