Agora todo iPhone roubado vai virar um peso morto na mão do ladrão

Apple põe “kill switch” automático no iOS 8

O iPhone 6 vem com o novo sistema operacional iOS 8, que permite ao proprietário apagá-lo e bloqueá-lo remotamente, caso seja furtado. Isso já existia na versão anterior, mas era facultativo. Agora é automático, pois vem ligado de fábrica.

A Apple explicou como usar o Activation Lock no iOS 7  (bloqueio de ativação). Mas a melhor notícia é que o iOS 8 com o “kill switch” automático pode ser instalado nos modelos antigos do iPhone (menos o iPhone 4 e anteriores).  Assim, daqui para a frente, quem roubar um iPhone vai ficar com nada mais que um tijolo sofisticado na mão. Ou, em outras palavras,  um peso morto.

Isso muda o jogo. O New York Times informou recentemente que o roubo de iPhones caiu muito desde que a Apple lançou, no ano passado, o bloqueio de ativação facultativo no iOS 7. Em relação ao período anterior, a queda foi de 24% em Londres, 19% em Nova Iorque e 38% em São Francisco.

ForbesA Revista Forbes publicou um infográfico  (veja aqui) mostrando que, enquanto o roubo de iPhones caía, o roubo dos smatphones da Samsung aumentava em NY, desde que a Apple criou a opção de bloqueio de ativação.

A iniciativa da Apple foi estimulada e é aplaudida pelo Ministério Público norte-americano, onde 1,6 milhões de pessoas tiveram seu smartphone roubado em 2012. Muito parecido com o Brasil, conforme mostra esse meu post anterior  (aqui). O Google e a Microsoft já se comprometeram a fazer o mesmo nas próximas versões dos seus respectivos sistemas operacionais (veja aqui).

Leia mais sobre o “kill switch” na Reuters aqui. E no Business Insider aqui.

 

 

 

Sem comentários

Comente

Planejador de marca e comunicação. Fundador da agência NBS e do Grupo de Planejamento de São Paulo. Ex- Presidente e atual consultor do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental. Saiba mais
  • Boletim do Jura