If dronevertising, then dronejournalism

PSDJ – Professional Society of Drone Journalists – Sociedade Profissional dos Jornalistas com Drones. Uma ONG que se destina a construir os padrões éticos, educativos e tecnológicos de uma nova modalidade de videojornalismo e fotojornalismo, o dronejornalismo.

A PSDJ é pequena e tem apenas cerca de 300 associados, mas eles se espalham por mais de 35 países. Tem um website onde se propõe a desenvolver pequenos “sistemas aéreos não tripulados” para jornalistas  –   small unmanned aerial systems (sUAS)  – e explorar as melhores práticas para vários tipos de reportagem, como cobertura de desastres, eventos climáticos, acontecimentos esportivos, assuntos ambientais e diferentes investigações.

Tem tudo a ver com a história da “DroneCast, primeira agência de Drone-vertising™“, que publiquei recentemente neste blog. Muito além da agricultura e dos serviços de segurança e vigilância, os drones comerciais podem ter um papel cada vez mais importante no extenso campo da comunicação.

A quem se interessa por essa nova área profissional, recomendo a leitura de uma entrevista  – tipo Questions & Answers  – com Philip Grossman, Senior Director for Media Technology and Strategy do The Weather Channel.  É fotógrafo, operador de drones e membro da PSDJ.

Philip topou falar do seu atual projeto fotográfico, na zona de exclusão do pior desastre nuclear da história  –  Chernobyl. Isso significa pilotar o drone dentro de um dos sítios mais radioativos no mundo. Não deixe de ler o que ele tem a contar sobre esse projeto aqui.

chernobyl4

 

Sem comentários

Comente

Planejador de marca e comunicação. Fundador da agência NBS e do Grupo de Planejamento de São Paulo. Ex- Presidente e atual consultor do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental. Saiba mais
  • Boletim do Jura