HTC emula comerciais famosos da Apple

Lançado em outubro, o HTC One A9 dá uma bica no iPhone, parodiando motes como o “be different” e outras propriedades memoráveis da Apple.

Photo Evan Selleck of iPhoneHack

Photo iPhoneHack – Evan Selleck

O embate entre os dois fabricantes vem de longa data e se acirrou no ano passado, ao sair o iPhone 6, que teria imitado aspectos de design do One M7, modelo anterior da HTC.

Agora, o One A9 foi lançado com um design similar, que se diz design worth imitating  – que “vale ser imitado” –  e tem a mesma cara do também recente iPhone 6s.

Como se isso não bastasse, o comercial de lançamento do HTC One A9, que se pode ver acima, meteu o pé no balde. Intitulado “Be Brilliant“, contém referências explícitas aos dois maiores comerciais da Apple e da própria história da propaganda mundial. Você provavelmente os conhece, mas veja-os abaixo de novo.

A abordagem da HTC para o seu novo top de linha não deixa de ser interessante. No entanto, a estratégia publicitária adotada é comum, uma verdadeira commodity hoje em dia: marca que vem atrás, seguidora, se referencia pelo líder, se compara e se oferece como alternativa.

Como disse The Verge, It’s not original, but that doesn’t mean it can’t be awesome  – “Não é original, mas isso não quer dizer que não possa ser impressionante.”

Só pode ser ironia a HTC instar os usuários de smartphones a “serem diferentes”, deixarem de seguir as massas  –  o líder iPhone  – e adotarem o seu novo One A9, que é a cara e o focinho do iPhone.

Quer dizer que inconformismo é preferir um modelo igualzinho àquele do qual o indivíduo deve se libertar? Como paródia, eu gosto; como estratégia, acho que não vai dar muito certo.

Algumas coisas na execução não deixam de ser engraçadas. Como o rapaz inconformado fazendo parkour, que chuta um monte de maçãs brancas em cima da mesa. Ou a moça extasiada, sabe-se lá por que, olhando o rapaz rebelde. Ou os dummies, como manequins de vitrine.

O primeiro filme citado é o comercial de lançamento do Apple Macintosh, “1984”, um manifesto da marca dirigido por Ridley Scott (Blade Runner) e veiculado uma única vez para valer na CBS, em janeiro daquele ano, durante o Super Bowl XVIII.

O segundo comercial da Apple que inspirou a HTC é o famosíssimo “Think Different”, também é um manifesto, uma ode publicitária à inovação e ao inconformismo, com um elenco de personalidades jamais igualado depois: Albert Einstein, Bob Dylan, Martin Luther King, Jr., Richard Branson, John Lennon & Yoko Ono, Buckminster Fuller, Thomas Edison, Muhammad Ali, Ted Turner, Maria Callas, Mahatma Gandhi, Amelia Earhart & Bernt Balchen, Alfred Hitchcock, Martha Graham, Jim Henson, Frank Lloyd Wright e Pablo Picasso.

Por fim, lembremos que a HTC não é a primeira concorrente a fazer referência –  ou seria reverência, inconsciente?  – aos comerciais da Apple. A Motorola lançou em 2011 um filme do Tablet Xoom que chega a mostrar a própria capa do livro de George Orwell “1984”. Deles quase ninguém se lembra, de tão ruins que eram (tanto o tablete quanto o comercial). Confira:


Fontes: iPhone Hack, HTC One 9, The Verge, Wikipedia

 

Sem comentários

Comente

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Planejador de marca e comunicação. Fundador da agência NBS. Vice-Presidente do Grupo de Planejamento. Presidente do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental. Fotógrafo amador, blogueiro e pescador idem. Saiba mais
  • Últimas do Instagram