Lançado em outubro, o HTC One A9 dá uma bica no iPhone, parodiando motes como o “be different” e outras propriedades memoráveis da Apple.
O embate entre os dois fabricantes vem de longa data e se acirrou no ano passado, ao sair o iPhone 6, que teria imitado aspectos de design do One M7, modelo anterior da HTC.
Agora, o One A9 foi lançado com um design similar, que se diz design worth imitating – que “vale ser imitado” – e tem a mesma cara do também recente iPhone 6s.
Como se isso não bastasse, o comercial de lançamento do HTC One A9, que se pode ver acima, meteu o pé no balde. Intitulado “Be Brilliant“, contém referências explícitas aos dois maiores comerciais da Apple e da própria história da propaganda mundial. Você provavelmente os conhece, mas veja-os abaixo de novo.
A abordagem da HTC para o seu novo top de linha não deixa de ser interessante. No entanto, a estratégia publicitária adotada é comum, uma verdadeira commodity hoje em dia: marca que vem atrás, seguidora, se referencia pelo líder, se compara e se oferece como alternativa.
Como disse The Verge, It’s not original, but that doesn’t mean it can’t be awesome – “Não é original, mas isso não quer dizer que não possa ser impressionante.”
Só pode ser ironia a HTC instar os usuários de smartphones a “serem diferentes”, deixarem de seguir as massas – o líder iPhone – e adotarem o seu novo One A9, que é a cara e o focinho do iPhone.
Quer dizer que inconformismo é preferir um modelo igualzinho àquele do qual o indivíduo deve se libertar? Como paródia, eu gosto; como estratégia, acho que não vai dar muito certo.
Algumas coisas na execução não deixam de ser engraçadas. Como o rapaz inconformado fazendo parkour, que chuta um monte de maçãs brancas em cima da mesa. Ou a moça extasiada, sabe-se lá por que, olhando o rapaz rebelde. Ou os dummies, como manequins de vitrine.
O primeiro filme citado é o comercial de lançamento do Apple Macintosh, “1984”, um manifesto da marca dirigido por Ridley Scott (Blade Runner) e veiculado uma única vez para valer na CBS, em janeiro daquele ano, durante o Super Bowl XVIII.
O segundo comercial da Apple que inspirou a HTC é o famosíssimo “Think Different”, também é um manifesto, uma ode publicitária à inovação e ao inconformismo, com um elenco de personalidades jamais igualado depois: Albert Einstein, Bob Dylan, Martin Luther King, Jr., Richard Branson, John Lennon & Yoko Ono, Buckminster Fuller, Thomas Edison, Muhammad Ali, Ted Turner, Maria Callas, Mahatma Gandhi, Amelia Earhart & Bernt Balchen, Alfred Hitchcock, Martha Graham, Jim Henson, Frank Lloyd Wright e Pablo Picasso.
Por fim, lembremos que a HTC não é a primeira concorrente a fazer referência – ou seria reverência, inconsciente? – aos comerciais da Apple. A Motorola lançou em 2011 um filme do Tablet Xoom que chega a mostrar a própria capa do livro de George Orwell “1984”. Deles quase ninguém se lembra, de tão ruins que eram (tanto o tablete quanto o comercial). Confira:
Fontes: iPhone Hack, HTC One 9, The Verge, Wikipedia
Sem comentários