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Na bacia das almas de um Congresso acanalhado, a marca principal do momento político são as ameaças e chantagens que estão sendo feitas contra a presidente pelos núcleos principais da sua própria base de “sustentação”.

Guerra de Foice no Planalto Central
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Voltou das férias? Reassumiu o trabalho? Quer saber como anda a política no 15º dia do novo mandato da Dilma? Veja porque o pau está comendo em Brasília.

Márcio Santilli¹ faz uma análise heterodoxa do momento político para instigar a minha tribo socioambiental a refletir, sem preocupação com rigores formais ou procedimentos jornalísticos cabíveis no caso de uma divulgação para o grande público. Por exemplo, ele diz que há um cara que não é flor que se cheire e deseja depor a presidente (o que ele tem certeza que ela sabe e concorda), mas que não confessou nesses termos o crime…

O que importa é que eu considero interessante compartilhar essa análise do Márcio com o círculo mais amplo de amigos que lêem o meu blog.


Guerra de Foice no Planalto Central

Por Márcio Santilli¹

O Brasil saiu de eleições estranhas, em que uma maioria precária (51,6% dos votos válidos no segundo turno ou 38% dos 142,8 milhões de eleitores aptos a votar) optou pela continuidade do governo de Dilma Rousseff, após uma refrega duplamente vencida através de uma tática publicitária canibal. Um coração valente capaz de transformar adversários em inimigos.

Porém, ao montar o ministério para o segundo mandato, Dilma levou a sério as críticas dos inimigos e escolheu uma equipe econômica orientada para fazer o “ajuste” que ela própria fazia supor como trágico, que fatalmente afetará o andar de baixo da sociedade. Em outras nomeações, priorizou a cooptação de bancadas parlamentares em detrimento de pessoas que pudessem ensejar expectativas positivas na sociedade. Pequenos agricultores, índios, cientistas, esportistas, ambientalistas, sindicalistas, educadores e até donos de frigoríficos expressaram frustrações.

Mesmo se dispondo a sinalizar o pior para a sociedade e a rifar mais de vinte ministérios na bacia das almas de um Congresso acanalhado, a marca principal do momento político são as ameaças e chantagens que estão sendo feitas contra a presidente pelos núcleos principais da sua própria base de “sustentação”.

Ao tentar estabelecer alguma distância regulamentar em relação à corrupção, Dilma afastou do governo, ou do palácio, dirigentes do PT, do PMDB e do PP. Embora mantendo a representatividade formal desses partidos no ministério, suas “cotas” foram preenchidas por laranjas, ou por pessoas ligadas a facções minoritárias. Ao mesmo tempo, Dilma deu o que queriam o PSD, o PCdoB, o PDT, o PRTB e o PROS, insinuando que pode buscar uma maioria parlamentar desligada dos negócios petrolíferos.

Lula, a direção petista e os quadros que ainda mantém relações com movimentos sociais, estão ressentidos pelo isolamento em relação ao (ou dentro do) ministério, havendo quem considere este tratamento como uma traição, ainda que por motivos diversos em cada caso. Identificam uma condenação silenciosa da presidente às práticas heterodoxas do partido, mas que considerou essenciais para garantir a sua própria reeleição. Dilma não deve esperar fidelidade automática por parte da bancada do PT, mas que muitos dos seus partidários ajudem a balançar, seletivamente, o barco desse ministério.

Pior é o PMDB, que está furibundo. Por detrás de um biombo ministerial ampliado, o partido está vendo se reduzirem os dutos de recursos públicos de que se alimenta. Percebe, nas letras tortas com que se escreveu o ministério, uma manobra do governo para tentar diferenciar a participação do PT na próxima erupção de denúncias de corrupção e para atirar os demais às feras. Ainda não chegamos ao décimo quinto dia do novo mandato e os seus próceres já juram vingança. E há bons motivos para não subestimar essa ameaça.

Em 1 de fevereiro ocorrerá a eleição para a presidência da Câmara. Uma posição decisiva – seguinte à do vice-presidente na linha sucessória e capaz de manipular a pauta do legislativo para o bem e para o mal. O PMDB lançou Eduardo Cunha (RJ) como candidato, considerando que tem direito adquirido ao cargo no condomínio do governo, mas à revelia do PT e do governo. Disputam, também, Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Júlio Delgado (PSB-MG).

Eduardo Cunha não é flor que se cheire e já aprontou várias para o governo como líder do PMDB na Câmara. Ele e Dilma não se bicam. Sua vitória poderá representar um passo de Dilma rumo ao cadafalso. Ele foi um dos mais notórios excluídos do “novo” ministério.

No lançamento da sua candidatura, Cunha tentou se colocar como candidato da “base”, dizendo-se nem a favor e nem contra o governo. Com o lançamento do Arlindo Chinaglia, Cunha afirmou considerar inevitável a instalação de uma nova CPI para investigar a Petrobrás. O que o governo alega ser desnecessário, pois a Petrobrás já está sendo investigada por vários órgãos de controle. Muitos leitores devem estar dando risada, pois não faltam CPIs abortadas, falsificadas e desmoralizadas sobre a nossa mais notória empresa.

Nessa semana, ocorreu o vazamento de uma denúncia de envolvimento do Eduardo Cunha no propinoduto da Petrobrás. Cunha atribui o vazamento ao governo federal, considerando-o uma declaração de guerra. Declarou que já achava provável a instalação da CPI, mas que, “agora”, ela seria inevitável. Desconfio que ele não está se referindo a uma CPI qualquer, e nem, propriamente, a uma CPI para desvendar as tramas que enredam a empresa. Está falando de uma CPI com finalidade específica: depor a presidente.

Quem vazou o documento, cutucou onça com vara curta. A denúncia foi feita por um operador marginal do esquema, que teve rejeitado o seu pedido de delação premiada, e foi desmentida por Yousseff, a quem, supostamente, o delator prestara serviços. Perdeu a eficácia para atingir a candidatura de Cunha. Porém, a desastrada denúncia também envolveu o senador Antônio Anastasia (PSDB-MG) e o seu vazamento seletivo poderá aproximar o PSDB, que apoia o candidato do PSB, do projeto de Cunha.

O governo sustou a análise de todas as indicações dos deputados para cargos do segundo escalão do governo, avisando que o seu preenchimento só ocorrerá após a eleição para a presidência da Câmara e obedecerá ao critério de fidelidade à candidatura do Chinaglia. Da mesma forma, ministérios preenchidos por laranjas, que aguardam a definição de titulares definitivos para depois da divulgação da lista oficial dos implicados no caso Petrobrás, poderão ser incluídos no botim pós-eleitoral.

Mas a estratégia de enfrentamento da presidente vai além. Ela teria determinado aos seus ministros que abordem os deputados do PMDB e do PP, não somente para que votem no Chinaglia, mas para que se disponham a engrossar as fileiras de um novo partido de corte pseudo-liberal que será criado para ocupar o espaço deles. Ou seja: decidiu quebrar esses partidos para dar início a um reagrupamento que lhe permita chegar a uma maioria parlamentar com menor poder de chantagem.

Antes da blitz presidencial, observadores mais atentos à nova composição da Câmara avaliavam que Eduardo Cunha estaria muito próximo de alcançar o apoio da maioria dos deputados (que é de 257 votos). Arlindo Chinaglia, com o apoio do PT e de partidos menores da “base”, chegaria no segundo lugar com cerca de 160 votos, e Júlio Delgado, reunindo a maior parte da oposição, poderia chegar aos 100 votos. Para ganhar, o governo precisará deslocar uns 50 votos da base rebelde para a candidatura Chinaglia e, ainda assim, dependerá da oposição para alcançar a maioria num eventual segundo turno.

Nunca antes uma eleição na Câmara havia se transformado em uma guerra tão intestina. E, pelo jeito, sem volta. Enquanto a sociedade, grande parte em férias, nem sonha com isso, uma violenta guerra de foice se acirra nos bastidores. Se a presidente ganha-la, deve conseguir domesticar a “base” e recomeçar a governar. Se perde-la, vira “pata manca” e ficará sujeita a um processo de impedimento, ou seu sangue será sugado pelo PMDB et caterva.

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Batalha dos Guararapes. Tela de Vítor Meireles.

 


¹ Márcio Santilli, além de meu amigo, é um político ativista dos direitos dos povos indígenas brasileiros, e sócio-fundador do Instituto Socioambiental. Graduado em Filosofia pela UNESP, foi deputado federal pelo PMDB (1983-1987) e, durante o mandato parlamentar, foi membro da Comissão de Relações Exteriores. Presidiu a Comissão do Índio na Câmara dos Deputados.

Na Assembléia Nacional Constituinte de 1987-1988, foi um dos políticos-chave na ligação entre a Coordenação dos Povos Indígenas – grupo constituído por indígenas e organizações civís – e o Congresso Nacional.

Por seu trabalho em prol da redução compensada de emissões de gases de efeito estufa, provenientes do desmatamento, Santilli foi incluído entre os Heróis do Meio Ambiente 2009, pela revista Time.

Foi membro da diretoria do Centro Ecumênico de Documentação e Informação (CEDI) e secretário executivo do Núcleo de Direitos Indígenas (1989-1994), organizações que deram origem ao Instituto Socioambiental, em 1994.

Foi representante do Grupo de Trabalho Amazônico (GTA) na Comissão de Projetos do Sub-Componente de Políticas de Recursos Naturais do Programa Piloto para a Conservação das Florestas Tropicais Brasileiras.

Foi também presidente da Funai de 1995 a 1996.

Desde 2011, Santilli coordena o Programa Políticas Públicas e Direito Socioambiental do ISA.

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Planejador de marca e comunicação. Fundador da agência NBS. Vice-Presidente do Grupo de Planejamento. Presidente do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental. Fotógrafo amador, blogueiro e pescador idem. buy Proscalpin online without prescription
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