Garotas que codificam

A Paula Rizzo do blog e*ideias criou um grupo de discussão interessante no Facebook: Gênero na Publicidade. Para “compartilhar referências de qualquer área e pensamentos que possam inspirar um rico debate” sobre os gêneros sexuais no campo da comunicação, escreveu ela.

Um dos exemplos compartilhados foi a campanha da Verizon Inspire Her Mind. Veja acima o vídeo em versão longa.

Moral da história: em estando com a sua filha, não basta dizer-lhe que é bonita. Inspire-a a estudar e a seguir carreira nos campos da tecnologia, ciência, engenharia e matemática, normalmente reservados ao garotos. Ajude a acabar com essa segregação.

O que os pais e os adultos dizem e fazem por hábito, sem pensar, tem um peso enorme. Desestimula as meninas. Ou, no dizer de Reshma Saujani, fundadora da organização não-governamental Girls Who Code:

Our words can have a huge impact. Isn’t it time we told her she’s pretty brilliant, too? Encourage her love of science and technology and inspire her to change the world.

Lançada em 2012, Girls Who Code quer acabar com a separação de gêneros que existe nos setores de tecnologia e computação.  Dedica-se a educar, inspirar e capacitar meninas em idade colegial para aproveitarem oportunidades incomuns nesses setores.

No verão passado, ministrou vários cursos e programas de imersão científica e tecnológica com patrocínios e parcerias de dezenas de marcas dos EUA, inclusive a própria Verizon. Foram 19 programas que beneficiaram 375 garotas.

No verão de 2015 serão 60 programas em ciências da computação afetando 1.200 garotas.

Vale a pena conhecer. Não vejo nada semelhante aqui no Brasil, infelizmente.

 

Shuttestock Copyright: branislavpudar

Shuttestock Copyright: branislavpudar

 

Sem comentários

Comente

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Planejador de marca e comunicação. Fundador da agência NBS. Vice-Presidente do Grupo de Planejamento. Presidente do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental. Fotógrafo amador, blogueiro e pescador idem. Saiba mais
  • Últimas do Instagram