Fuma e quer parar? Magic Mushrooms!

Bastaram duas ou tr√™s experi√™ncias com psilocibina, o ingrediente alucin√≥geno dos chamados “cogumelos m√°gicos”, para levar 80% dos pacientes, fumantes inveterados, a parar de fumar, segundo um estudo publicado recentemente no Journal of Psychopharmacology.

A Universidade John Hopkins, em Baltimore, EUA, deu psilocibina a 15 pessoas que fumavam 19 cigarros por dia há 31 anos, em média. Depois de oito semanas de tratamento e três doses espaçadas, 12 delas pararam de fumar.

A Vareniclina (Chantix, da Pfizer) é a droga mais bem sucedida existente no mercado e tem um índice de sucesso de 35%, em tratamentos que duram até seis meses. Adesivos e gomas de mascar de nicotina são ainda menos eficazes, segundo Matthew Johnson, professor de psiquiatria e ciências do comportamento (conforme reportagem Bloomberg Рaqui) .

A droga foi ministrada dentro de um programa terapêutico de mudança de comportamento e os pesquisadores ainda estão tentando entender porque, afinal, tantos participantes pararam de fumar.

O Daily Mail Online conta como foram¬†as tr√™s “viagens” de psilocibina durante a terapia ¬†–¬†clique aqui¬†para ver –¬†e¬†descreve qual √© a a√ß√£o ¬†dela no organismo:

Sob a influência da psilocibina, tornou-se mais pronunciada a atividade na rede cerebral mais primitiva, associada ao pensamento emocional.

Outras √°reas nessa rede – como o hipocampo e o cortex cingulado anterior – parecem se tornar mais ativas, ao mesmo tempo.

Esse padrão de atividade é similar ao observado quando as pessoas sonham.

Também se observou a descoordenação da atividade na área do cérebro ligada ao pensamento superior, incluíndo a auto-consciência.

O Washington Post reporta que os participantes sa√≠am da “viagem” sentindo-se profundamente mudados, mais capazes de realiza√ß√Ķes e mais abertos a pontos de vista diferentes (leia aqui).

A Isto √Č foi a √ļnica a cobrir o assunto at√© agora na imprensa brasileira (veja aqui a mat√©ria):

Como a p√≠lula psilocibina foi administrada em combina√ß√£o com uma terapia de modifica√ß√£o do comportamento, incluindo sess√Ķes de aconselhamento e manter um di√°rio, n√£o est√° claro o quanto de benef√≠cio para os fumantes veio do alucin√≥geno.

H√° algum tempo atr√°s, a revista Galileu publicou uma entrevista com a pesquisadora Katherine MacLean da Universidade John Hopkins, envolvida nos estudos sobre os efeitos da psilocibina. Mas o foco do jornalista Guilherme Rosa era outro: “Cogumelos alucin√≥genos alteram a personalidade para sempre.

A pesquisadora afirmou na ocasi√£o que haviam dois estudos mais importantes em andamento, sobre os efeitos na medita√ß√£o e nos pacientes com c√Ęncer:

O terceiro é um estudo piloto menor, para ver se a psilocibina ajudaria as pessoas a pararem de fumar.

Pelo visto é o estudo que mais prosperou e trouxe resultados!

Sem coment√°rios

Comente

Planejador de marca e comunicação. Fundador da agência NBS e do Grupo de Planejamento de São Paulo. Ex- Presidente e atual consultor do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental. Saiba mais
  • Boletim do Jura