Uma foto histórica do Che, animada

A imagem mais famosa do Che Guevara, Guerrillero Heroico,  foi capturada pelo fotógrafo Alberto Korda em 1960. Reaparece agora em movimento, manipulada pelo diretor de animação Bennie Melwin.

Foto de Alberto Korda

Foto de Alberto Korda

Não pude deixar de sorrir achando que seria o Che se revirando no túmulo com a reconciliação dos Estados Unidos com Cuba. Só espero que seja de alegria.

Certamente é uma das fotos icônicas do século XX. Traz o rosto implacável, duro e sofrido do combatente, durante os funerais das centenas de vítimas da explosão do navio cargueiro La Coubre, em Havana, que ele, como médico, passara horas antes atendendo.

Fidel Castro discursava e, na platéia, estavam Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir, ícones intelectuais da esquerda na época.

Apesar da tragédia associada a essa foto, não pude deixar de rir também ao me lembrar de uma piada notável, que já contei aqui no blog e que repito agora, com o devido respeito ao Che, Fidel, Raúl, Obama, Sartre e Beauvoir.

Trata-se de uma conversa entre os dois primeiros, nos anos sessenta, depois da crise dos mísseis soviéticos e do bloqueio comercial imposto pelos EUA a Cuba.

Che: “Decíme, Fidel, vos creés que algún día volvamos a tener relaciones diplomáticas con los yanquis?”

Fidel: “Claro, Ernesto, el día que el presidente americano sea negro y el Papa sea argentino como tú…”

Che: “Sos un boludo, Fidel, te lo pregunto en serio, hijo de puta.”


 

Para intensificar o clima, o videoclipe “Comandante Che Guevara” com Nathalie Cardone.

Sem comentários

Comente

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Planejador de marca e comunicação. Fundador da agência NBS. Vice-Presidente do Grupo de Planejamento. Presidente do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental. Fotógrafo amador, blogueiro e pescador idem. Saiba mais
  • Últimas do Instagram