Japoneses criam fábrica de alface

Uma categoria de negócio inovadora viceja no Japão: o que lá se chama de “fábrica vegetal”, climatizada e automatizada, de alfaces cultivadas no interior, em prateleiras verticais à luz de leds.

imgVegetables01BA Spread Co., fundada em 2006 e situada na província de Kioto, no Japão, já opera as maiores plantações interiores de alface em beliches sob luz artificial do mundo.

Produz 21.000 pés de 4 tipos de alface por dia, que são distribuidos para 2000 pontos de venda na área metropolitana de Tóquio e região de Kansai, sob a  marca “Vege-tus”.

Agora anuncia a construção em 2016 da primeira “fábrica vegetal” totalmente automatizada, uma “fazenda” fechada com capacidade para produzir 30.000 pés de alface por dia no interior, sem a assistência do homem, desde a semeadura até a colheita.

A temperatura, a umidade, a intensidade da luz, enfim, tudo é controlado para criar um efeito estufa benéfico para a plantação, de modo a obter uma produtividade recorde de 97%.

img01

A Spread montou um consórcio com quatro outras empresas, voltado para o cultivo agrícola e a operação fabril, visando expandir a nova tecnologia de produção através de franquias no mundo.

A Construtora Obayashi contribui com o know-how de engenharia de construção e tecnologia de controle ambiental.

A Tsubakimoto se responsabiliza pelos equipamentos automatizados de cultivo.

A Toray tem experiência no tratamento e reciclagem de água na indústria de cultivo.

E a WIT desenvolve o sistema de gestão geral da fábrica com ferramentas de previsão de demanda, vendas, logística, qualidade do produto e estatísticas de produção.


Fontes: WSJ, Spread Press Release, DailyMail, EuroFresh Distribution, PSFK, PDD, DigitalTrends.

 

1 Comment

  1. Márcia Alves Cardoso

    04/11/2015

    sensacional essa fabrica de alface, nunca vi coisa mais linda..Parabéns aos japoneses.

    Reply

Comente

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Planejador de marca e comunicação. Fundador da agência NBS. Vice-Presidente do Grupo de Planejamento. Presidente do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental. Fotógrafo amador, blogueiro e pescador idem. Saiba mais
  • Últimas do Instagram