Curso de introdução à estatística para planejadores (e publicitários em geral)

Ano passado, o Felipe Senise, planner da Loducca, chegou no seu chefe, Ken Fujioka, com a informação de que tinha conhecido um professor de Estatística fora da curva. Não falava do currículo, invejável, falava da brilhante dinâmica do cara ao dar aula.

VIDA

Prof. Altay, trollado pelos planners

Pois o Ken não teve dúvida e organizou um curso relâmpago para planejadores, no qual, agindo rápido, eu tive a sorte de conseguir vaga. E não é que gostei do ‘divino mestre’ também? Pela simples razão de que saí entendendo estatística como jamais antes na vida.

O nome dele é Altay Alves Lino de Souza, Psicólogo, Neurocientista e Professor de Estatística Aplicada à Psicobiologia na UNIFESP.

Para falar a verdade não saí  só entendendo, saí gostando. Assim como gostei do recado do Altay no fim do curso: “Entendeu estatística? Gostou? Bacana, mas se não praticar nem usar vai esquecer tudo em um mês. Ou quase tudo, pois espero que algo permaneça.”

Dito e feito. Esqueci quase tudo. Mas algumas coisas de fato permaneceram. Uma delas, altruísta, o desejo de compartilhar o conhecimento científico e a didática do Altay com os planejadores. Outra delas, egoísta, a vontade de sentir de novo o prazer de entender e aprender estatística.

media

Prof. Altay, trollado de novo pelos planners

Juntos, o Marcio Beauclair (África), presidente saínte do Grupo de Planejamento, o planner Utymo Oliveira (MiamiAdSchool), o Altay e eu, concebemos e botamos de pé uma reedição desse curso, que tem, obviamente, a total aprovação do presidente entrante, Ken Fujioka  –  cuja gestão terá como foco justamente a capacitação dos planejadores e a valorização do planejamento.

Pois bem, em cinco aulas, totalizando 15 horas de conteúdo, os participantes serão apresentados ao pensamento científico aplicado à construção de pesquisa e ao processo de planejamento, aprendendo os paradigmas da observação de um fenômeno e sua decomposição em um conjunto de variáveis, além das formas de mensurar e quantificar essas variáveis.

Prof. Altay, trollado pelos planners!

Os alunos estudarão como calcular intervalos de confiança para as médias, como fazer testes para comparar grupos, como verificar associações entre variáveis e como calcular o tamanho de amostras para uma pesquisa.

Durante o programa, os participantes terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre os conceitos de validade, efeito e poder da pesquisa, utilizando exemplos das eleições.

Entre outros tópicos, será abordado o tema covariante (ou variável de confusão). “Este tema é muito importante para a nossa área, pois permite questionamentos como: Será que o efeito que estou observando é por conta da propaganda e peça publicitária ou é relacionado com alguma outra variável que eu não pensei, mas é correlacionada com a exibição da peça?”, explica o Altay.

Formalmente, os temas das 5 aulas são:

  1. Análise de dados quantitativos
  2. Testes univariados
  3. Análise de correspondência
  4. ANOVA de 2 vias e uso de covariantes
  5. Correlação e regressão linear

Para ocupar uma das 60 vagas disponíveis, as inscrições devem ser feitas pelo e-mail gp@grupodeplanejamento.com.br ou pelo telefone (11) 97121-3408. Até o dia 24 de Abril, os associados ao GP pagarão R$ 550,00 para participar, enquanto os demais interessados terão o custo de R$ 700,00.

Caso ainda restem vagas na última semana de inscrição, entre os dias 25 de abril e 04 de maio, para os associados ao GP o valor será R$ 600,00 e aos não associados R$ 770,00.

Curso “Introdução à Estatística para Planejadores”. Data: Entre os dias 04 e 08 de maio. Horário: das 19h às 22h30. Local: ESPM (Rua Dr. Álvaro Alvim, 123, Vila Mariana – SP).

Selfie coletivo

Selfie coletivo da Paula Gabriel (DPZ)

Sem comentários

Comente

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Planejador de marca e comunicação. Fundador da agência NBS. Vice-Presidente do Grupo de Planejamento. Presidente do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental. Fotógrafo amador, blogueiro e pescador idem. Saiba mais
  • Últimas do Instagram