É chegada a hora de ouvir as notícias dos outros

Purple Feed é o nome de um novo projeto jornalístico dedicado a tornar palatáveis as notícias entre adversários políticos, de modo que um sempre saiba o que o outro está dizendo.

Nem notícias azuis nem vermelhas e, sim, roxas! É uma referência às cores dos Partidos Republicano e Democrata nos Estados Unidos. Resume a ideia da minha amiga Nazia Du Bois, ex-head de estratégia da agência David do grupo Ogilvy no Brasil e uma das mais premiadas diretoras de planejamento do mundo. Ela conta como lhe ocorreu criar o Purple Feed:

Nos dias subsequentes ao Brexit, tentei resumir na minha cabeça do que eu não teria me dado conta. Como fora possível desconhecer o que metade do país estava realmente pensando? Me forcei a visitar alguns canais de notícias consevadores. Previsivelmente, me deram raiva, tristeza e sensação de impotência. Parei por aí.

Então, aconteceu o Trump.

E ficou óbvio que o problema de nossa bolha filtrante não ia sumir. Comecei a trabalhar então em uma ideia  – que se houvesse algum meio de vermos normalmente as notícias do outro lado, de uma maneira que não nos nauseasse, então, talvez, nos inclinássemos mais a ouvir-nos mutuamente um ao outro ou, pelo menos, nos dispuséssemos mais ao debate. 

Passados quatro meses, me animo a anunciar The Purple Feed.

Um furinho minúsculo, diário, crucial na sua bolha midiática. Um resumo das notícias das fontes jornalísticas que você não quer consultar, mas que provavelmente você precisa conhecer. As notícias do outro lado, em linguagem familiar, não importa de que lado você esteja,

Esperamos ir ao ar em breve, portanto precisamos de toda a ajuda possível para fazer isso acontecer… especialmente da parte de jornalistas, escritores e editores. Por favor, tagueie todos que se enquadrem nesse perfil e compartilhe. E, claro, não esqueça de se inscrever.

Há uma página para inscrição de todos os que queiram colaborar e fazer parte do time. E há uma página para aqueles que queiram se inscrever para tornarem-se leitores, cadastrando o email.

O Manifesto do projeto utiliza a polarização entre democratas e republicanos nos Estados Unidos para conceituar a sua proposta de valor.

Os Democratas são loucos.
Os Republicanos são loucos..

São todos eles socialistas maconheiros.
São todos eles racistas armados.

Querem abrir nossas fronteiras para os criminosos.
Querem gastar bilhões em um muro.

E assassinar nossos bebês por nascer.
E aniquilar nossos direitos reprodutivos.

São adoradores de terroristas.
São perseguidores de muçulmanos..

Com fetiches sexuais imorais.
Com ódio homofóbico irracional.

Com políticas públicas de saúde capengas.
Sem políticas públicas de saúde..

E mentiras sobre as mudanças climáticas.
E negação das mudanças climáticas.

São anti-americanos.
São anti-americanos.

Não quero ouvir o lado deles.
Não quero ouvir o lado deles.

E nunca lerei suas notícias.
E nunca lerei suas notícias….

Os outros são meio loucos?

Ou somos todos loucos por ignorarmos

as perspectivas dos outros?

É chegada a hora de ler as notícias dos outros.

Anunciando: The Purple Feed.

Então, não é mesmo um projeto jornalístico interessante? Nem azul nem vermelho, roxo! Não deixe de se inscrever para se tornar leitor quando The Purple Feed for ao ar..

Sem comentários

Comente

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Planejador de marca e comunicação. Fundador da agência NBS. Vice-Presidente do Grupo de Planejamento. Presidente do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental. Fotógrafo amador, blogueiro e pescador idem. Saiba mais
  • Últimas do Instagram

    • Últimas do Twitter