Ditadura na Funai

O Brasil todo caminha para a ditadura que Michel Temer impôs à Funai, por força do poderoso lobby ruralista, disse Toninho Costa, presidente-exonerado da Fundação. Veja neste curto vídeo by The Intercept Brasil.

Cinco meses depois de ter sido empossado, Antônio Fernandes Toninho Costa teria sido demitido sumariamente, “por ser defensor da causa indígena diante de um ministro ruralista”. The Intercept Brasil se refere ainda à “onda impetuosa de políticas anti-indígenas implementadas a toque de caixa pelo Congresso, com ampla complacência do governo Temer.”

Leia o editorial do Instituto Socioambiental que publiquei ontem neste blog: “Governo Temer quebra Funai e abandona índios“.

No artigo intitulado “Indios fecham transamazônica e conquistam vitória com apoio de caminhoneiros“, a entrevista do ex-presidente da Funai pontua o movimento dos “guerreiros do povo Munduruku, que, armados com bordunas e arcos e flechas, interditaram uma ponte na rodovia Transamazônica em um ponto-chave para o escoamento da produção de soja para os portos no rio Tapajós. O protesto gerou uma fila de mais de 40 km de caminhões por mais de uma semana e só terminou na tarde de quinta-feira (4), com o desbloqueio da rodovia.” Leia a matéira completa para saber mais.

Toninho Costa pergunta no vídeo: “Quando eu vejo o slogan “O ser humano em primeiro lugar’, será que esses seres humanos seriam os bois? Seria a soja, seria o milho, seria o café? E os índios, como ficam nessa história?”

Pense nisso.

 

 

 

Sem comentários

Comente

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Planejador de marca e comunicação. Fundador da agência NBS. Vice-Presidente do Grupo de Planejamento. Presidente do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental. Fotógrafo amador, blogueiro e pescador idem. Saiba mais
  • Últimas do Instagram