Assista o degelo do Ártico

Animação mostra 25 anos em 1 minuto: o Ártico está mudando mais rápido do que o resto da Terra, degelando por causa do aquecimento do ar e da água do oceano.

NOAA_2015ArcticO vídeo da NOAA acima não deixa a menor dúvida: desde 1990 até 2015, a calota de gelo do Ártico vem diminuindo, aceleradamente. O gelo mais antigo é branco e o mais novo, da estação mais recente, é azul escuro.

National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) é a agência responsável por manter os cidadãos dos EUA informados a respeito das mudanças no meio ambiente, monitorando “desde a superfície do sol até as profundezas dos oceanos”, como ela própria informa no site.

O relatório de monitoramento Sea Ice comprova a animação, por escrito. Faz parte do Arctic Report Card, responsável por 12 ensaios críticos sobre o Ártico, produzidos por uma equipe internacional de 72 cientistas de 11 nações coligadas.

Arctic Report Card sintetiza as mudanças dramáticas que estão ocorrendo na região do Ártico (2015) no vídeo a seguir, com legendas em inglês, que eu traduzi e publico no quadro mais abaixo.


NOAA_traduzido

Sem comentários

Comente

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Planejador de marca e comunicação. Fundador da agência NBS. Vice-Presidente do Grupo de Planejamento. Presidente do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental. Fotógrafo amador, blogueiro e pescador idem. Saiba mais
  • Últimas do Instagram