A Copa do Mundo em Infográficos

Os infográficos vieram para ficar porque enriquecem a compreensão e a análise de situações. Acrescentam uma visão impressionista, ou realista, ou surrealista dos fatos, se me permitem o exagero. São a parte mais singela e direta de uma nova técnica, chamada “visualização de dados”.

Sou fã da Statista, especialista em informação visual, gráficos, infográficos e muito mais, em termos de manipulação de dados. Juntei aqui alguns exemplos que traçam um quadro interessante da última Copa do Mundo. Não há nada de novo, apenas o conhecido, mas organizado, arrumado, ordenado e visualizado. E isso faz a diferença.

Comecemos por uma constatação: a humilhação que sofremos não é uma coisa comum. Pelo contrário, é uma exceção em toda a história das Copas.

Infographic: World Cup Humiliations Are a Rare Event | Statista

Sabe o momento em que o povo mais tuitou durante o jogo do Brasil x Alemanha, no dia 8 de julho? Foi no gol de Sami Khedira, quando o placar chegou a 5 x 0 e os tuítes chegaram a 560.166 por minuto. A partida inteira teve mais de 35,6 milhões de tuítes no total e se tornou o evento esportivo mais tuitado da história.

Statistic: Most-tweeted moments during the FIFA World Cup 2014 Brazil v. Germany semi-final on July 8, 2014, ranked by number of tweets per minute | Statista

Da mesma maneira, além da nossa humilhação, a maré de gols nas primeiras fases da Copa foi incomum.

Infographic: Brazil World Cup Brings Goals Galore | Statista

À medida em que a disputa se afunilava, os gols foram diminuindo, embora a emoção fosse aumentando.

Infographic: Goal Flood Ends as Things Get Serious in Brazil | Statista

Muitos marcas produziram comerciais relacionados à Copa no Brasil. Veja a lista das propagandas mais vistas no YouTube:

Statistic: Most viewed FIFA World Cup ads on YouTube as of June 19, 2014 (in millions) | Statista

Nos estádios, não há a menor dúvida, os brasileiros foram avassaladores: quase um milhão e meio de torcedores, seguidos, bem de longe, pelos norte-americanos, com quase 200 mil espectadores visitantes, o triplo dos argentinos que vieram ao Brasil ver a Copa.

Infographic: Which Countries’ Soccer Fans Bought the Most World Cup Tickets | Statista

Tudo isso tem um preço, claro. Altíssimo! A maior parte da grana veio mesmo, direta e indiretamente, do nosso bolso: 85%, somando a conta federal com as contas estaduais. Pode conferir.

Infographic: The Outlandish Costs of Hosting the World Cup | Statista

Veja abaixo como foi feita a distribuição dos US $358 milhões que a FIFA destinou aos 32 países que participaram da Copa do Mundo no Brasil, de acordo com o seu desempenho.

Statistic: Prize money distribution at the 2014 soccer World Cup in Brazil (in million U.S. dollars) | Statista

Ainda somos o único pentacampeão do Mundo. Mas agora existem dois tetracampeões, a Itália e a Alemanha. Veja o elenco todo de campeões desde a primeira Copa do Mundo, em 1930.

Statistic: Soccer World Cup titles won by country from 1930 to 2014 | Statista

E há também uma escala de vice-campeões, onde a Alemanha novamente se destaca com quatro vice-campeonatos. Ou seja, no total, a Alemanha chegou a 8 finais e ganhou a metade delas!

Statistic: Number of runners-up at World Cup tournaments by country 1930-2014 | Statista

Por último, o valor de cada seleção em milhões de euros, tendo à frente a Espanha, a Alemanha, o Brasil e a Argentina.

Statistic: National teams at the 2014 FIFA World Cup in Brazil ranked by market/transfer value of players (in million euros) | Statista
Find more statistics at Statista

Sem comentários

Comente

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Planejador de marca e comunicação. Fundador da agência NBS. Vice-Presidente do Grupo de Planejamento. Presidente do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental. Fotógrafo amador, blogueiro e pescador idem. Saiba mais
  • Últimas do Instagram