Conteúdo interativo “Amazônia em Perigo”

Nova plataforma interativa sobre a Amazônia, criada pela National Geographic, usa mapa baseado na Rede Amazônica de Informação Socioambiental Georreferenciada (Raisg), coordenada pelo Instituto Socioambiental.

Arte Fernando Gomez-Baptista - National Geographic

Arte Fernando Gomez-Baptista – National Geographic

A National Geographic acaba de lançar Amazonia Under Threat  – “Amazônia em Perigo”, uma plataforma interativa online para quem quiser conhecer e pesquisar informações em inglês sobre o bioma amazônico, seus ecossistemas, áreas protegidas, territórios indígenas, pressões e ameaças, etc.

O mapa, que utilizou dados da Rede Amazônica de Informação Socioambiental Georreferenciada (Raisg), será encartado na edição de novembro da revista em inglês.

Trata-se de um vasto conteúdo que se destina aos estudantes e pesquisadores de toda ordem e, como tal, pertence à editoria de Educação da National Geographic, que fez a seguinte apresentação, em livre tradução:

Conhecida por sua silvicultura luxuriante, seus animais exóticos e suas culturas indígenas, a floresta Amazônica se preserva como um entrelaçamento de biodiversidade ricamente interdependente. Hoje, a Amazônia enfrenta uma miríade de desafios em decorrência da crescente demanda antropogênica por seus inúmeros recursos naturais. Os vários mapas suplementares realçam esse intrincado relacionamento entre os seres humanos e o ambiente natural da floresta Amazônica, e encoraja as tomadas de decisão apoiadas nos esforços de conservação.

Este conjunto de atividades, estudos de caso e mapas interativos proporcionam aos estudantes um quadro holístico do estado atual da floresta Amazônica, e chama a atenção para os impactos de curto e longo prazos da ação humana sobre a sua biodiversidade. A National Geographic Society acredita que a educação é um componente vital na conservação. Interagindo com esses recursos, os estudantes vão adquirir habilidades integradas e inovadoras para se tornarem tomadores de decisão, capazes de identificar soluções alternativas e sopesar ganhos e perdas na tomada de decisões bem pensadas.

A Rede Amazônica de Informação Socioambiental Georreferenciada (Raisg) é um espaço de intercâmbio e articulação de informações socioambientais georreferenciadas, a serviço de processos que vinculem positivamente os direitos coletivos com a valorização e a sustentabilidade da diversidade socioabiental da região Amazônica.

Coordenada pelo antropólogo Carlos Alberto Ricardo do ISA, surgiu em 1996 e reúne sete organizações: EcoCiência (Equador), Fundación Amigos de la Naturaleza – FAN (Bolívia),  Fundación Gaia Amazonas (Colômbia), Instituto del Bién Común – IBC (Perú), Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia – IMAZON (Brasil), Provita (Venezuela) e o próprio Instituto Socioambiental – ISA (Brasil).

Clique nos infográficos abaixo para acessar as imagens em alta resolução (pdf), que fazem parte da plataforma interativa Amazonia Under Threat da National Geographic.

Amazônia Vital e Frágil – National Geographic

Amazônia, Impacto Humano - National Geographic

Amazônia, Impacto Humano – National Geographic

Sem comentários

Comente

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Planejador de marca e comunicação. Fundador da agência NBS. Vice-Presidente do Grupo de Planejamento. Presidente do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental. Fotógrafo amador, blogueiro e pescador idem. Saiba mais
  • Últimas do Instagram