Cartografia da bebedeira no mundo

O álcool é a droga mais antiga do mundo. Também a que mais estragos causa à saúde pública. Onde mais se bebe álcool no mundo é na Bielorússia: 17,5 litros por pessoa, por ano, dois litros a mais do que os russos. O Brasil bebe menos da metade disso.

Bielorússia e Rússia são também os países onde há mais doenças por causa do alcoolismo. É o que revela a  Wasted Worldwide, um página devotada à visualização do consumo de álcool no mundo, dentro do Project Know Understanding Addiction – uma plataforma online de conteúdo e orientação sobre a adição a drogas. Ambas fazem parte de uma plataforma mais ampla de marketing no setor de serviços e produtos para a reabilitação de drogadictos, chamada Recovery Brands, que possui inclusive uma página no Facebook

Visite a Wasted Worldwide  que usou dados recentíssimos do 2014 Global Status Report on Alcohol and Health para criar uma série de mapas e infográficos interativos, expondo os hábitos de beber e os problemas do alcoolismo entre as diferentes nacionalidades.

Mapa-Mundi do Consumo de Álcool mostra que se bebe mais ao norte e no oriente do que ao sul e no ocidente. Quase não se bebe álcool no norte da África e no Oriente Médio, onde predominam os países muçulmanos e o consumo de álcool é reprimido.

doenca

Sem comentários

Comente

Planejador de marca e comunicação. Fundador da agência NBS e do Grupo de Planejamento de São Paulo. Ex- Presidente e atual consultor do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental. Saiba mais
  • Boletim do Jura