Na briga do palhaço com o rei, a girafa se diverte

McDonald’s zombou da lonjura de ir a um Burger King na França. BK usou um filme do próprio McDonald’s para dizer que vale a pena ir atrás do seu Whopper. Daí a Giraffas mandou recado do Brasil para fazerem as pazes.

mcdonalds-2016_FREsta é uma história que começou em fevereiro, quando o McDonald’s fez campanha sobre a capilaridade da rede na França, posicionando-se como uma marca próxima dos franceses.

São mais de 1000 MacDrives (drive-thru) no país, contra 17 do Burger King.

Não é essa a primeira vez que McDonald’s e Burger King se enfrentam na arena da comunicação de marketing, em algum mercado nacional (veja, por exemplo, no AdNews, “‘Hambúrguer de climão’ entre McDonald’s e Burger King“).

Na campanha atual, o McDonald’s instalou um gigantesco totem ou outdoor vertical, à beira da estrada entre as cidades de Brioude e Fontannes, no departamento da Haute-Loire. Mostra a rota de 258 km até o Burger King mais perto. E ao lado, um cartazinho diz: MacDrive a 5 km.

O cartazão indica, trecho por trecho, o longo e detalhado itinerário por gps até a loja “longínqua” do BK. A TBWA Paris fez disso uma campanha de mídia impressa e um filme, que se vê abaixo: “Outdoor do itinerário”.


 

Golpeado no fígado, o Burger King retrucou com uma ideia igualmente brilhante, original e guerrilheira, criada por sua agência, a Buzzman. Inventou uma continuação do filme do McDonald’s, emendando uma historinha ao final.

A historinha mostra um casal que observa aquele enorme outdoor na estrada, entra no drive-thru do McDonald’s, pede não mais que um café duplo para se reanimar e segue viagem. Vai atrás do exclusivo Whopper… que está agora só 253 km à frente.

Termina com o casal comendo prazerosamente numa loja do Burger King e comentando: “Até que não era tão longe assim.” O Burger King ainda agradece em lettering: “Obrigado McDonald’s por estar presente em toda parte.”

BK comentou que “em busca de qualidade, as pessoas vão até onde for necessário”. Veja o filme:


O golpe de mestre nessa briga quem deu, em seguida, foi a brasileira Giraffas, que pegou carona no embate. Obteve repercussão a custo mínimo e virou notícia. Na sua página no Facebook, conclamou o Burger King e o McDonald’s a fazerem as pazes, comendo juntos uma iguaria francesa, o petit gateau.

Também não é a primeira vez que a Giraffas faz isso. No ano passado, depois do McDonald´s ironizar o projeto do ‘hambúrguer da paz’ do Burger King, a rede brasileira se ofereceu e acabou sendo convidada a tomar parte (leia na revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios o artigo: “Giraffas entra na conversa entre McDonald’s e Burger King e aceita proposta“).

 

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Planejador de marca e comunicação. Fundador da agência NBS. Vice-Presidente do Grupo de Planejamento. Presidente do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental. Fotógrafo amador, blogueiro e pescador idem. Saiba mais
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