“Boatlift”: a maior retirada por barcos da história

Não, não foi a Retirada de Dunquerque na II Guerra Mundial, quando 139.000 soldados franceses e britânicos foram resgatados do continente no Canal da Mancha, em 9 dias.

Boatlift1O curta-metragem Boatlift conta a história épica da mobilização espontânea de marinheiros, tripulantes, pilotos e comandantes de embarcações privadas e oficiais, que acorreram aos cais e às muradas marinhas, na parte baixa  de Manhattan, para resgatar os novaiorquinos fugindo do atentando de 11 de setembro às torres do World Trade Center.

Assim que o ataque começou, as autoridades fecharam todas as pontes, túneis, linhas de ônibus,  metrô e trens suburbanos, que ligam a ilha de Manhattan ao continente.

Nada menos do que meio milhão de pessoas foram retiradas de Manhattan em centenas de botes, balsas, rebocadores, lanchas, iates, barcos de pesca e embarcações de turismo e da Guarda-Costeira, em menos de 9 horas, sem nenhuma preparação ou organização prévia.

Dirigido por Eddie Rosenstein, realizado por Eyepop Productions e narrado por Tom Hanks, o mini-documentário foi lançado em 2011, durante a 9/11 Tenth Anniversary Summit  –  “Conferência Culminante do Décimo Aniversário do 11 de Setembro”  –  na capital dos EUA, Washington.

O evento marcou o início de um movimento nacional para fortalecer a resistência da comunidade e da nação diante de crises futuras. O curta de quase 12 minutos foi visto por milhões de pessoas nas redes sociais, escolas, igrejas, empresas e repartições públicas.

É comovente e inspirador, uma demonstração do espírito solidário, corajoso e generoso dos trabalhadores do mar e cidadãos. Se você entende inglês, vai gostar mais ainda, acompanhando as entrevistas com aqueles que participaram do resgate.

Boatlift2

 

Sem comentários

Comente

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Planejador de marca e comunicação. Fundador da agência NBS. Vice-Presidente do Grupo de Planejamento. Presidente do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental. Fotógrafo amador, blogueiro e pescador idem. Saiba mais
  • Últimas do Instagram