As criaturas imaginárias de Bosch para colecionar

O pintor e gravador holandês Hieronymus Bosch (1450-1516) foi uma das grandes fontes de inspiração do surrealismo de Salvador Dali e Max Ernst no século XX. Em sua obra pululam seres estrambólicos e caricaturais, simbolizando pecados e tentações.

São esses verdadeiros monstrinhos fantásticos, muitos dos quais desde sempre obscuros e inexplicáveis, que justificam a fama de Bosch como praticante das ciências ocultas, sobretudo a alquimia e a oniromancia ou o estudo dos sonhos. Um dos pilares dos seus trabalhos é a crença mítica no Apocalipse. Por causa disso tudo foi perseguido pela Inquisição.

Jamais foi achada sua obra talvez mais importante, encomendada por Filipe, o Belo, Rei da Espanha, nos primeiros anos do século XVI.  Representava o Juízo Final, o Céu e o Inferno, e lhe deu fama, rendendo muitas encomendas. Perdeu-se misteriosamente e nunca mais se viu.

Ao todo conservaram-se cerca de 40 originais desse genial desenhista e colorista, a maioria em museus dos Estados Unidos e Europa. A coleção do Museu do Prado de Madri é onde estão suas obras mais significativas.

Qual não foi minha surpresa ao descobrir que os seres intrigantes nas pinturas e gravuras de Bosch formam hoje uma coleção de réplicas à venda na Internet. As melhores são do portafólio 3D Mouseion Sculpture Collection da Parastone, um dos mais renomados fabricantes europeus de reproduções colecionáveis de obras de arte em 3D. O preço depende da qualidade, do tamanho e dos detalhes da reprodução. Custam a partir de US$30 no site e-Museum ou na Amazon.

As figuras de que mais gosto são extraídas da obra “O Jardim das Delícias Terrenas”, que conta a  história do mundo a partir da criação. Ao centro, Bosch celebra os prazeres do sexo, com participantes livres e desinibidos. Nas asas laterais, apresenta o paraíso terrestre à esquerda e o inferno à direita (mas isso não tem nada a ver com política ou ideologia).

O Jardim das Delícias Terrenas

 

 

Sem comentários

Comente

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Planejador de marca e comunicação. Fundador da agência NBS. Vice-Presidente do Grupo de Planejamento. Presidente do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental. Fotógrafo amador, blogueiro e pescador idem. Saiba mais
  • Últimas do Instagram