Aromas e sabores do mundo

Uma das maiores empresas mundiais de essências e extratos de sabores e perfumes filmou a visita de uma perfumista suiça à “resex” Riozinho do Anfrísio, que produz óleo de copaíba, no Pará.

É o primeiro episódio de uma série de documentários de curta-metragem, que retratam as comunidades onde são colhidos os ingredientes que aromatizam e dão sabor a produtos de consumo com os quais nos deparamos diariamente.

perfumista2

A propósito, “resex” quer dizer reserva extrativista, uma das terras protegidas pela Constituição brasileira, como são as unidades de conservação e seus parques, as terras indígenas, as terras de quilombolas etc.

Intitulado #NaturalsTogether, o programa da empresa suíça Firmenich conta a história das comunidades que produzem a baunilha em Madagascar, o capim-vetiver no Haiti, o patchouli na Indonésia, a rosa centifolia na França, o jasmim na Índia e o óleo de copaíba na floresta Amazônica.

O filme do Riozinho do Anfrísio ajuda a explicar a organização da produção do óleo de copaíba na região da Terra do Meio, apoiada pelo Programa Xingu do Instituto Socioambiental, ISA.

“A Terra do Meio é uma vasta região de florestas preservadas, ocupada por povos indígenas e populações tradicionais, localizada na Bacia do Rio Xingu, no sudoeste do Pará, entre os rios Xingu e Iriri, na região da cidade de Altamira,” explica o ISA.

A Firmenich atua na região da Terra do Meio há 5 terradomeio2anos, envolvida em uma relação comercial interessante com os produtores.

Ao invés de negociar com intermediários, assinou um termo de cooperação diretamente com as associações comunitárias de coleta do óleo de copaíba, avalizado pelo ISA, o Imaflora e o ICMBio, possibilitando mais transparência e melhor governança dos recursos.

Financiou também a certificação orgânica e o diploma de fair trade para o negócio. Está contribuindo para a implantação do “Selo Origens Brasil”, em fase final de desenvolvimento.

A partir dessa experiência na Terra do Meio, a Firmenich replicou o mesmo modelo de relacionamento comercial com as comunidades produtoras de Copaíba e Cumaru, em outras regiões na Amazônia.

Assista o filme da visita da perfumista suíça à “resex” Riozinho do Anfrísio, no Pará. Como o filme está bloqueado para exibição de terceiros, não roda aqui no meu blog. Mas, clique na imagem abaixo para vê-lo no Vimeo.  E depois aproveite para ver os demais curta-metragens desse programa na página #NaturalsTogether.

copaiba2

Sem comentários

Comente

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Planejador de marca e comunicação. Fundador da agência NBS. Vice-Presidente do Grupo de Planejamento. Presidente do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental. Fotógrafo amador, blogueiro e pescador idem. Saiba mais
  • Últimas do Instagram