A incrível sensação de te sentires cheio de pica

Aquarius, marca de The Coca‑Cola Company, lançou em Portugal uma campanha publicitária que evidencia as distinções semânticas e culturais entre o português de lá e o daqui.

Não é novidade a existência de diferenças marcantes entre o que se fala e se escreve lá e aqui no Brasil, todos o sabemos. Às vezes, muda o sentido de palavras grafadas similarmente. Outras vezes, se usam palavras diferentes para dizer a mesma coisa, e o que vale em um país pode não valer no outro.

O que é chamado de sobrenome no Brasil é apelido em Portugal. Lá bicha quer dizer fila; garoto claro ou garoto escuro quer dizer café com muito ou pouco leite; putos (do latim puer) é um termo cândido que indica crianças, meninos, moleques; e tomar uma pica quer dizer tomar uma injeção (ou injecção, como se escreve lá).

A propaganda da água flavorizada e vitaminada Aquarius Vive, entretanto, traz à tona outros significados de pica, que não são tão conhecidos por nós brasileiros. Veja:

Leia a seguir o “manifesto” da campanha, que constrói o racional do benefício da marca e delineia o que “sentir-se cheio de pica” quer dizer. Sem entrar no mérito e eficácia  da campanha, você consegue advinhar o significado de “cheio de pica” a partir desse racional?

AQUARIUS VIVE, A BEBIDA PARA OS QUE MORREM POR VIVER O VERÃO!

Verão, essa época do ano em que nos encontramos cheios de vida, com emoção, ansiosos de experiências novas, uma época em que nos atrevemos a tudo e nada nos pode parar. Mas claro, arriscamos, sentimo-nos cheios de pica e acabamos metidos no meio de mais de um aperto. Muito típico do verão!

A verdade é que o verão nos faz fazer coisas tão estranhas como, pensar que somos capazes de encher um colchão a pulmão ou que vamos ser capazes de saltar a maior fogueira de São João da praia sem nos queimarmos, coisas do verão! De repente, vês-te em pleno agosto num apartamento na praia sem ar condicionado, a passar as férias com os teus cunhados, sogros, pais, consogros, coprimos, e os filhos e companheiros de todos.

De repente os teus amigos ligam-te e perguntam-te se vais ao festival e tu sem pensar dizes que sim, à maluca, sem saber sequer quem são os grupos que vão atuar, e tu vais e passas horas e horas debaixo do sol, à espera de um concerto em que não vais conhecer uma única música, mas é igual, vais, porquê? Porque é verão…

No verão aguentamos as filas infinitas para a praia onde não vais a conseguir estender nem meia toalha, saímos para fazer desporto às 3 da tarde em pleno descampado e passamos meia tarde à procura do terraço perdido no bairro mais trendy da cidade, mas na boa… é verão, e no verão tudo é possível.

Por isso, como sabemos que viver o verão não é tarefa fácil, a Coca-Cola lança o seu refrigerante com zinco, vitamina B3 e extrato de Baobá. Lançamos o Aquarius Vive, uma bebida com vitaminas e baixa em calorias que, nos momentos em que nos sentirmos cheio de pica, vai ajudar a hidratar-nos de uma forma deliciosa e refrescante graças aos seus dois novos sabores Lima Limão e Tropical!

Se fosse a ti, tinha sempre à mão o novo e refrescante Aquarius sabor Lima Limão e Tropical com vitaminas e baixo em calorias, porque com o verão… nunca se sabe.

Aquarius VIVE, a bebida ideal para espíritos vivazes

Acertou! Sentir-se cheio de pica quer dizer cheio de pique, vigor, entusiasmo, vontade, como define o Dicionário Priberam de Língua Portuguesa, na 11ª acepção do substantivo feminino pica. Não deixa de ser uma maneira interessante de se referir à energia e ao gás que a categoria de bebidas turbinadas costuma utilizar.

No entanto, é curioso notar que a acepção anterior, a 10ª nesse mesmo dicionário, diz que pica é igual também a “cigarro de haxixe ou marijuana = charro”. Ora, isso confere a essa campanha um alcance semântico ousado. Estaria a Coca-Cola plenamente consciente desse atrevimento de Aquarius Vive? É intencional?

Assista o comercial de TV (45″). Começa assim: “O verão é malandro! E mais uma vez estás a cair em sua armadilha.”  Quem, a Coca-Cola? Ou eu que não entendi bem o uso dessa expressão em Portugal?

 

 

 

Sem comentários

Comente

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Planejador de marca e comunicação. Fundador da agência NBS. Vice-Presidente do Grupo de Planejamento. Presidente do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental. Fotógrafo amador, blogueiro e pescador idem. Saiba mais
  • Últimas do Instagram