A força da onça pintada

Pouca gente sabe que o jacaré é uma presa predileta da onça pintada no Pantanal. Veja dois vídeos impressionantes de onça caçando jacaré na beira do rio.

pintadajacareTomando sol, o bicho não vê a onça sorrateira que se aproxima dentro d’água. Em um salto, antes que ele sequer consiga dar dois passos, a onça o agarra pelo pescoço. A mordida é tão forte que deve seccionar a espinha do jacaré, pois em segundos deixa de resistir.

Foi filmado por um casal de turistas americanos e publicado em setembro de 2013 no National Geographic, em matéria de Will Halicks: Jaguar Kills Caiman

Mais recentemente, fez sucesso na internet outro vídeo de um turista russo, que flagrou uma onça pintada caçando no barranco. Ela observa a beirada do rio atentamente. Subitamente dá um mergulho olímpico na água.

Em poucos segundos emerge com um jacaré abocanhado pelo pescoço. A onça sobe o barranco como se carregasse um boneco-de-pano. O bicho tenta escapar, mas, sem chance, a onça o imobiliza entre os dentes e se embrenha no matagal, o almoço garantido.

Bart van DorpA onça pintada é encontrada na Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal. Em alguns lugares, como na Mata Atlântica, quase foi extinta; em outras, como no Pantanal, sob proteção do Ibama, resiste bravamente, apesar de ser considerada o flagelo do gado nas fazendas. Em parte, o próprio fazendeiro é culpado ao diminuir o habitat e a reserva de caça ou ao ferir as onças que passam a caçar as presas mais fáceis. Mas essa é uma outra história e uma grande polêmica.

No México, nos Estados Unidos e na América Latina em geral essa foi a desculpa para a quase extinção das versões locais da onça pintada. Leia a respeito o artigo: Path of the Jaguar de Mel White.

Conheça mais sobre o jaguar brasileiro no site do Instituto Onça Pintada.

E assista o documentário abaixo Jaguar, The Year of the Cat.

Sem comentários

Comente

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Planejador de marca e comunicação. Fundador da agência NBS. Vice-Presidente do Grupo de Planejamento. Presidente do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental. Fotógrafo amador, blogueiro e pescador idem. Saiba mais
  • Últimas do Instagram